INFLUENCIA DEL ÁMBITO PERSONAL Y ORGANIZATIVO EN LA DECISIÓN DE PRECIOS BAJO LA PERSPECTIVA DE TOLERANCIA AL RIESGO

Autores/as

  • Lisiany Andrino Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Edvalda Araújo Leal Universidade Federal de Uberlândia
  • Janser Moura Pereira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v33i2.6990

Palabras clave:

Teoria do Prospecto, Tomada de decisão, Aversão ao risco, Preço, Heurística da Disponibilidade

Resumen

O objetivo do estudo foi identificar a influência dos campos pessoal e organizacional na decisão do preço sob a perspectiva de tolerância ao risco à luz da Teoria do Prospecto proposta por Kahneman e Tversky em 1979. A análise no campo organizacional é realizada em relação a definição do preço e no campo pessoal na percepção de justiça na formação do preço. Para tanto, foi realizado um experimento em condições de laboratório aplicado de forma virtual para 174 estudantes de especialização lato sensu dos cursos de Administração e Contabilidade oferecidos pela Universidade Federal de Uberlândia. Os participantes foram direcionados aleatoriamente para dois grupos representando os campos pessoal e organizacional, os quais tomam decisões acerca do preço. Os dados foram analisados estatisticamente por meio de regressão logística e os resultados indicam que o campo em que a decisão foi tomada não afeta a tolerância ao risco do indivíduo, diferenciando-se o resultado dos demais encontrados em outros estudos da área.  Além disso, foi possível concluir que algumas variáveis demográficas influenciam o gestor na decisão referente a definição do preço e também o consumidor (campo pessoal) na percepção de justiça na formação do preço. Os achados condizem com a Teoria do Prospecto, a qual defende que os indivíduos se arriscam para evitar uma perda e evitam riscos em situações que podem obter um ganho. Os resultados do estudo contribuem com a apresentação de evidências empíricas sobre a tolerância ao risco, complementando a literatura no meio científico e para as organizações e a sociedade demonstrando quais características demográficas podem afetar a tolerância ao risco do cliente e do gestor nas decisões sobre o preço de venda.  

Biografía del autor/a

Lisiany Andrino Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em ciências contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. 
Especialista em Contabilidade Tributária pelo IPOG
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8797-4494
Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia - MG, 38400-902
Telefone: (34) 3239-4176
E-mail: lisianyandrino@hotmail.com

Edvalda Araújo Leal, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - FGV-SP
Docente da Faculdade de Ciências Contábeis/Universidade Federal de Uberlândia
ORCID - https://orcid.org/0000-0002-7497-5949
Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121 - Santa Mônica, Uberlândia - MG, 38408-100 - Bloco 1 F - Sala 253
Fone: (34) 3239-4176
edvalda@ufu.br

Janser Moura Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras - UFLA
Docente da Faculdade de Matemática/Universidade Federal de Uberlândia
Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4622-6203  
Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia - MG, 38400-902 - Bloco 1F - Sala 1F120
Fone: +55 34 3239-4234
janser@ufu.br

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Publicado

2022-09-13

Cómo citar

BORGES, L. A.; LEAL, E. A.; PEREIRA, J. M. INFLUENCIA DEL ÁMBITO PERSONAL Y ORGANIZATIVO EN LA DECISIÓN DE PRECIOS BAJO LA PERSPECTIVA DE TOLERANCIA AL RIESGO. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 129–156, 2022. DOI: 10.22561/cvr.v33i2.6990. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/6990. Acesso em: 25 nov. 2024.