Um Sistema de Informação Gerencial para Softhouse
Palabras clave:
Contabilidade por atividades, Gestão de serviços, SoftwareResumen
Atualmente, as companhias dependem cada vez mais dos serviços de software e procuram empresas confiáveis e que forneçam serviços com qualidade. Por seu lado, as empresas desenvolvedoras de software têm dificuldades em mensurar seus gastos com desenvolvimento de software, que extrapola a dimensão do esforço humana-hora. Dentro deste cenário, o presente artigo apresenta um sistema de contabilidade por atividades (SCPA) para a gestão de empresas de serviços em desenvolvimento de software. O modelo apresentado partiu da realidade de empresas catarinenses de desenvolvimento de software, que fizeram parte dessa pesquisa, tanto como fornecedoras de informações como avaliadoras do modelo apresentado. O modelo de SCPA apresentado traz três dimensões: subsistema decisório, subsistema operacional e subsistema ciclo contábil, os quais combinados fornecerão informações que garantam as empresas de desenvolvimento de software o controle gerencial sobre seus custos de desenvolvimento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.