Um Projeto para a Construção de um Código de Ética Empresarial
Palabras clave:
Ética Profissional, Comportamento Humano, Comunidade – Organização, Ética e TrabalhoResumen
No momento atual é observado uma intensa busca por parte das empresas por atitudes éticas. Isso porque presenciamos exigências sociais de maior integração entre a empresa e o social, respeito ao meio ambiente e a sociedade como um todo. O que é o reflexo da maior participação social na vida econômica das entidades. Essa postura social é positiva, pois os grandes beneficiários dessas cobranças é a própria humanidade que promove para si mesmo o bem estar e uma melhor convivência entre o homem e a natureza. Para se alcançar essa postura é preciso viver eticamente. Para a empresa, elaborar um Código de Ética é um passo importante nessa busca e uma maneira de deixar transparente para a sociedade qual é sua postura diante da comunidade, de seus clientes, de fornecedores e demais agentes econômicos e sociais. Em função disso a empresa fictícia, "Macarrão e Cia Ltda" está sendo apresentada e criado o seu Código de Ética Empresarial onde se encontra seu sistema de valores. Estabelece, assim, padrões e políticas uniformes para que todos os seus colaboradores saibam como agir em qualquer circunstância. É a forma que a empresa encontrou de transmitir aos seus colaboradores como se conduzir eticamente dentro dos critérios e padrões dos pensamentos da organização.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.