O Plano de Contas Contábil como Indutor da Transparência e Instrumento para a Tomada de Decisões

Autores

  • Fernanda das Neves Ramos
  • Rogério Mário Fernandes
  • Silvério Antônio do Nascimento
  • Simone Martins Abreu

Palavras-chave:

Plano de Contas, Contabilidade, Sistemas de Informação Contábil

Resumo

  O plano de contas é uma ferramenta de grande relavância no exercício da profissão contábil. Um bom plano de contas que demonstra com clareza as operações empresariais representa o ponto inicial para que as demonstrações cont´´abeis sejam fidedignas, que realmente evidenciem a verdadeira situação vivenciada pela entidade em um dado momento. Mas esta importante ferramenta contábil tem sofrido profundas modificações no processo de sua estruturação e quanto a sua relavÂncia no processo de decisões empresariais. Ultimamente os planos de contas existentes com pequenas modificações, prejudicando portanto, a evidenciação das operações contábeis ocorridas na entidade em estudo.

   Este trabalho objetiva realizar um estudo dos conteúdos dos planos de contas por alguns sitemas contábeis disponibilizados no mercado, na medida que são estes adquiridos pelas empresas quando da implantação de seus sistemas contábeis informatizados. Considerando que estes planos de contas são, na maioria das vezes padronizações feitas a partir de modelos sugeridos nos livros, especialmente o modelo de plano de contas sugerido pelo Manual de Contabilidade das S/As. A análise de seus conteúdos nos permitirá identificar a similaridade existente entre os vários sistemas e como as empresas que adotam esta conduta acabam engessando de certa forma suas operações contábeis, por entender que estes oferecem pouco espaço de criatividadee flexibilidade na definição das contas a serem criadas ou extintas do modelo padronizado e cadastrado pela empresa.

Downloads

Publicado

2009-05-05

Como Citar

RAMOS, F. das N.; FERNANDES, R. M.; DO NASCIMENTO, S. A.; ABREU, S. M. O Plano de Contas Contábil como Indutor da Transparência e Instrumento para a Tomada de Decisões. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], p. 145–160, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/237. Acesso em: 18 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>