O Plano de Contas Contábil como Indutor da Transparência e Instrumento para a Tomada de Decisões
Palavras-chave:
Plano de Contas, Contabilidade, Sistemas de Informação ContábilResumo
O plano de contas é uma ferramenta de grande relavância no exercício da profissão contábil. Um bom plano de contas que demonstra com clareza as operações empresariais representa o ponto inicial para que as demonstrações cont´´abeis sejam fidedignas, que realmente evidenciem a verdadeira situação vivenciada pela entidade em um dado momento. Mas esta importante ferramenta contábil tem sofrido profundas modificações no processo de sua estruturação e quanto a sua relavÂncia no processo de decisões empresariais. Ultimamente os planos de contas existentes com pequenas modificações, prejudicando portanto, a evidenciação das operações contábeis ocorridas na entidade em estudo.
Este trabalho objetiva realizar um estudo dos conteúdos dos planos de contas por alguns sitemas contábeis disponibilizados no mercado, na medida que são estes adquiridos pelas empresas quando da implantação de seus sistemas contábeis informatizados. Considerando que estes planos de contas são, na maioria das vezes padronizações feitas a partir de modelos sugeridos nos livros, especialmente o modelo de plano de contas sugerido pelo Manual de Contabilidade das S/As. A análise de seus conteúdos nos permitirá identificar a similaridade existente entre os vários sistemas e como as empresas que adotam esta conduta acabam engessando de certa forma suas operações contábeis, por entender que estes oferecem pouco espaço de criatividadee flexibilidade na definição das contas a serem criadas ou extintas do modelo padronizado e cadastrado pela empresa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.