Associações Empresariais no Brasil: Aspectos Contábeis, Jurídicos e Administrativos das Joint Ventures

Autores

  • Caroline Miriã Fontes
  • Cátia Beatriz Amaral da Silva
  • Denise Carneiro dos Reis Bernardo
  • Silvério Antônio do Nascimento

Palavras-chave:

Joint Venture, Contabilidade - Legislação

Resumo

  Este trabalho apresenta um aforma de associação empresarial que está se tornando comum no Brasil e já difundida em outros Estados soberanos: a Joint Venture. Para isso, aborda a sua definição, origem e finalidade.

    Em relação aos aspectos contábeis, reporta-se a Norma internacional de Contabilidade NIC 31, apresentando os conceitos de consolidação proporcional e equivalência patrimonial. Também cita as modalidades de joint ventures (Operações Controladas em conjunto, ativos controlados em conjunto e entidades controladas em conjunto).

   Serão abordados, ainda, os aspectos contratuais da formação de joint ventures, como procedimentos de eleaboração do contrato, espécies de cláusulas que devem constar do respectivo instrumento, bem como noção de hierarquia existente entre o chamado acordo-base e seus acordos satélites.

   O trabalho busca conhecimentos na área jurídica, administrativa e contábil, por meio de materia bibliográfico, documental e internet. enfim, pretende-se apresentar o que é joint venture e alguns de seus aspectos contábeis.

  A pesquisa encerra demonstrando o caso brasilleiro e a legislação do país. faz uma descrição da atuação direta e indireta das empresas estrangeiras no país, também.

  Desse modo, apresenta-se a joint venture nos de seus aspectos contábeis, administrativos e jurídicos.

Downloads

Publicado

2009-05-05

Como Citar

FONTES, C. M.; DA SILVA, C. B. A.; BERNARDO, D. C. dos R.; DO NASCIMENTO, S. A. Associações Empresariais no Brasil: Aspectos Contábeis, Jurídicos e Administrativos das Joint Ventures. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], p. 61–79, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/233. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)