Balanço Social: o Caso das Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais - Transformando o Tempo em Qualidade de Vida
Palavras-chave:
Balanço Social, Empresa Júnior, Empresas – Avaliação Financeira.Resumo
Atualmente, a mídia tem destacado as “empresas-cidadãs”, ou seja, empresas responsáveis socialmente. Todos os anos essas empresas publicam seus Balanços Sociais com o objetivo de prestar contas à sociedade e dar transparência dos seus projetos, benefícios e ações sociais dirigidas aos seus empregados, investidores, acionistas e à comunidade. A finalidade é estreitar os laços que a empresa mantém com a sociedade e meio ambiente.
O objetivo deste trabalho foi elaborar um Balanço Social para empresas juniores visto que essas já prestam serviços sociais a vários tipos de entidades mostrando serem responsáveis socialmente. A diferença desse Balanço Social é o fato das empresas juniores não colaborarem com as instituições financeiramente mas prestando-lhes serviços. Para isso, foi definida uma maneira de mensurar financeiramente esses serviços. Foi elaborado, também, um modelo de banco de dados para abrigar as entidades que precisam de ajuda e as que se dispõem a ajudar.
O Balanço Social elaborado tem como parâmetro e fundamentação o modelo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - Ibase pelo fato de ser simples e ter como objetivo ser adotado por um número cada vez maior de empresas juniores. A finalidade é que tanto o Balanço Social elaborado e o banco de dados sejam implantados nas Empresas Juniores do Estado de Minas Gerais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.