Uma Abordagem sobre as Transformações de Sociedades e a Necessidade de Harmonização de Normas Contábeis
Palavras-chave:
Contabilidade - Normas, Demonstrações Contábeis, Normas Internacionais de ContabilidadeResumo
As mudanças na economia mundial, os processos de fusão, incorporação e aquisição, associados à materialização do conhecimento, refletiram na contabiliade e necessidade de harmonização das normas e novas formas de mensuração do valor da entidade em função da relavância assumida pela internacionalização do capital. As inúmeras distinções entre as normas e práticas contábeis espalhadas por organiosmos internacionais são consideradas como os maiores entraves à harmonização contábil e um dos temas mais controvertidos a ser penetrado de forma adequada e eficaz na busca pela inserção da contabilidade na economia globalizada. Este artigo faz uma abordagem sobre os principais procedimentos adotados pelos organismos responsáveis pela emissão de padrões de contabilidade, no Âmbito de suas respectivas competências, destacando-se questões polêmicas como avaliação e contabilização de investimentos societários e seus impactos na qualidade da informação contábil tendo como referencial as transformações de sociedades. Aborda, ainda, as principais distinções de normas e práticas contábeis no Reino Unido e na Alemanha e a ponta as dificuldades enfrentadas na atualidade no processo de harmonização contábil.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.