Um Novo Ambiente Interativo de Apredizagem: A Criação de um Simulador Orçamentário
Palavras-chave:
Orçamento Empresarial, Avaliação de Desempenho, Simulação, Alteração de cenários, ambiente interativo de aprendizagemResumo
As novas oportunidades, os resultados positivos das empresas, a competitividade nos negócios e a sobrevivência das organizações passam a sofrer pesadas pressões com a era da globalização que se instalou no mundo. Os administradores carecem, cada vez mais, de informações rápidas, confiáveis e em grande quantidade para se manterem vivos no mundo dos negócios. A tomada de decisões se transformou na grande questão a ser enfrentada pelos empreendedores, que os obrigou a pensar em mecanismos mais eficientes, capazes de oferecer uma gama de informações e de sistemas de controle de gestão para que as decisões fossem tomadas com base em previsões que espelhassem resultados futuros satisfatórios. Uma das ferramentas disponíveis para atender a estas novas necessidades é a adoção de um projeto orçamentário empresarial. Por outro lado a complexidade de modelos e cálculos para atender a elaboração de um programa orçamentário tem dificultado sobremaneira o uso desta prática pelos empresários brasileiros.
Ao transportar tal prática para a área educacional, depara-se com dificuldades ainda maiores, quando se percebe que os alunos apresentam-se desestimulados para trabalharem com um número muito grande de variáveis e de cálculos necessários ao desenvolvimento de suas habilidades quando em contato com o conteúdo da disciplina “Orçamento Empresarial”. Como a disciplina envolve um conteúdo teórico e outro prático, que se completam, verificouse que o desestímulo dos alunos ocorre quando projetam uma série de modelos e notam que o resultado da “empresa simulada” não é satisfatório para o futuro do empreendimento. Torna-se necessário reprojetar todo o orçamento até que o resultado se transforme em satisfatório, apesar do demasiado tempo despendido e da complexidade dos cálculos tornando a atividade bastante cansativa. Buscando alternativas para resolver tais problemas e preocupados em criar mecanismos de estímulo aos alunos, pesquisamos entre os ambientes interativos de aprendizagem disponíveis a partir do uso de sistemas computacionais com fins educacionais, aquele método que mais se adaptasse ao modelo proposto e que fosse capaz de romper com a rejeição dos alunos. Desta forma foi selecionada a técnica de
simulação para desenvolver o projeto de um Simulador Orçamentário. Neste trabalho está sendo apresentado a metodologia de sua construção e os fatores positivos que contribuirão para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.
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