Análise dos Fatores Envolvidos na Estimação de Custos e Formação de Preço das Empresas de Auditoria

Autores/as

  • Josimária Lima Ribeiro de Oliveira
  • Antônio Artur de Souza
  • Carlos Maurício Vieira

Palabras clave:

Auditoria – Custos. Empresas de Auditoria – Custos. Contabilidade

Resumen

   Este artigo apresenta uma discussão sobre o processo de estimação de custos e formação de preços nas empresas de auditoria. Estas atendem a vários tipos de clientes e realizam a prestação de serviços por meio de projetos, ou seja, sob encomenda, pois cada empresa cliente apresenta características diferentes de controle interno e sistema de informações. Antes de iniciar o processo de auditoria, a empresa de auditoria precisa fornecer ao cliente um preço, e para tanto necessita realizar estimativas, tomando por base fatores internos e externos. Além dos fatores associados ao cliente, a empresa também deve considerar as limitações em relação às normas brasileiras regidas pelos órgãos normativos. Este artigo desenvolve uma discussão baseada em dois modelos teóricos para discutir a realização da estimação de custos e da formação de preços nas empresas nacionais de auditoria. De modo geral, estes fatores consistem de uma série de propriedades e de condições do ambiente, que influenciam a tomada de decisão. Os fatores aqui apresentados são divididos em dois grupos:

a) Fatores internos, avaliados com base nas informações internas da empresa (obtidas por meio do planejamento da auditoria);

b) Fatores externos, determinados a partir da avaliação do ambiente em que a empresa está inserida.

Publicado

2009-05-06

Cómo citar

DE OLIVEIRA, J. L. R.; DE SOUZA, A. A.; VIEIRA, C. M. Análise dos Fatores Envolvidos na Estimação de Custos e Formação de Preço das Empresas de Auditoria. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 107–125, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/259. Acesso em: 21 nov. 2024.

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