Análise dos Fatores Envolvidos na Estimação de Custos e Formação de Preço das Empresas de Auditoria
Palabras clave:
Auditoria – Custos. Empresas de Auditoria – Custos. ContabilidadeResumen
Este artigo apresenta uma discussão sobre o processo de estimação de custos e formação de preços nas empresas de auditoria. Estas atendem a vários tipos de clientes e realizam a prestação de serviços por meio de projetos, ou seja, sob encomenda, pois cada empresa cliente apresenta características diferentes de controle interno e sistema de informações. Antes de iniciar o processo de auditoria, a empresa de auditoria precisa fornecer ao cliente um preço, e para tanto necessita realizar estimativas, tomando por base fatores internos e externos. Além dos fatores associados ao cliente, a empresa também deve considerar as limitações em relação às normas brasileiras regidas pelos órgãos normativos. Este artigo desenvolve uma discussão baseada em dois modelos teóricos para discutir a realização da estimação de custos e da formação de preços nas empresas nacionais de auditoria. De modo geral, estes fatores consistem de uma série de propriedades e de condições do ambiente, que influenciam a tomada de decisão. Os fatores aqui apresentados são divididos em dois grupos:
a) Fatores internos, avaliados com base nas informações internas da empresa (obtidas por meio do planejamento da auditoria);
b) Fatores externos, determinados a partir da avaliação do ambiente em que a empresa está inserida.
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