Custos de Comercialização da Exportação de Cafés Especiais por uma Cooperativa do Sul de Minas Gerais
Palavras-chave:
Café – Exportação. Café – Comercialização. Café - PreçosResumo
Os custos de comercialização são difíceis de serem mensurados pelos produtores/comercializadores para a formação de preço do café especial. O café especial apresenta um crescimento expressivo no Brasil desde o final do século XX, porque os produtores brasileiros negociam o preço baseado no valor do produto, aumentando a lucratividade. No entanto, para que a venda seja efetivada, o produtor/comercializador necessita desenvolver canais de comercialização que o aproximem mais do consumidor final para que a rentabilidade seja maximizada. Esta ação aumenta os custos de comercialização. De forma descritiva e exploratória o artigo demonstra a estimação dos custos de comercialização para a formação de preço na exportação de cafés especiais, por meio de um estudo de caso na cooperativa Sancoffee. Os produtores/comercializadores apresentaram dificuldade em mensurar os custos de comercialização para proceder à formação de preço, no entanto, foi possível desenvolver a definição dos componentes de custos e inserir os custos em um sistema de apoio à decisão para a formação de preço do café especial. O sistema apresentou êxito e é utilizado atualmente pela cooperativa.
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