Estimação de Custos para a Importação
Palavras-chave:
Importação – Custos. Importação – BrasilResumo
Este artigo destaca os fatores mais relevantes utilizados na estimação de custos para a atividade de importação. No Brasil, as importações ocorrem mais em função da escassez da matéria-prima e, secundariamente, da precária tecnologia associada à montagem do equipamento adequado, responsável pela agregação do serviço ao produto. Considera-se, ainda, a existência de barreiras mercadológicas para o consumo do produto final, geralmente em decorrência de o produto ser produzido em grande escala por outros países ou de não ser suficiente para o mercado interno. O fluxo nacional de importação é representativo, porém não tem sido abordado com profundidade no Brasil. Dá-se preferência aos constantes incentivos à exportação. A estimação de custos destes fatores beneficia o adquirente da mercadoria, na medida em que passa a ter maior clareza na solicitação da compra do produto. Este artigo aborda fatores que interferem nos custos do produto desde o momento da identificação de sua necessidade até a utilização deste pela empresa. Com a compilação das informações, foi possível definir uma planilha de grande utilidade para as empresas tomarem a decisão de aceitar ou recusar a importação do produto, à vista da maior clareza dos custos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.