Análise dos Fatores Envolvidos na Estimação de Custos e Formação de Preço das Empresas de Auditoria
Palavras-chave:
Auditoria – Custos. Empresas de Auditoria – Custos. ContabilidadeResumo
Este artigo apresenta uma discussão sobre o processo de estimação de custos e formação de preços nas empresas de auditoria. Estas atendem a vários tipos de clientes e realizam a prestação de serviços por meio de projetos, ou seja, sob encomenda, pois cada empresa cliente apresenta características diferentes de controle interno e sistema de informações. Antes de iniciar o processo de auditoria, a empresa de auditoria precisa fornecer ao cliente um preço, e para tanto necessita realizar estimativas, tomando por base fatores internos e externos. Além dos fatores associados ao cliente, a empresa também deve considerar as limitações em relação às normas brasileiras regidas pelos órgãos normativos. Este artigo desenvolve uma discussão baseada em dois modelos teóricos para discutir a realização da estimação de custos e da formação de preços nas empresas nacionais de auditoria. De modo geral, estes fatores consistem de uma série de propriedades e de condições do ambiente, que influenciam a tomada de decisão. Os fatores aqui apresentados são divididos em dois grupos:
a) Fatores internos, avaliados com base nas informações internas da empresa (obtidas por meio do planejamento da auditoria);
b) Fatores externos, determinados a partir da avaliação do ambiente em que a empresa está inserida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.