Custos de Comercialização da Exportação de Cafés Especiais por uma Cooperativa do Sul de Minas Gerais
Keywords:
Café – Exportação. Café – Comercialização. Café - PreçosAbstract
Os custos de comercialização são difíceis de serem mensurados pelos produtores/comercializadores para a formação de preço do café especial. O café especial apresenta um crescimento expressivo no Brasil desde o final do século XX, porque os produtores brasileiros negociam o preço baseado no valor do produto, aumentando a lucratividade. No entanto, para que a venda seja efetivada, o produtor/comercializador necessita desenvolver canais de comercialização que o aproximem mais do consumidor final para que a rentabilidade seja maximizada. Esta ação aumenta os custos de comercialização. De forma descritiva e exploratória o artigo demonstra a estimação dos custos de comercialização para a formação de preço na exportação de cafés especiais, por meio de um estudo de caso na cooperativa Sancoffee. Os produtores/comercializadores apresentaram dificuldade em mensurar os custos de comercialização para proceder à formação de preço, no entanto, foi possível desenvolver a definição dos componentes de custos e inserir os custos em um sistema de apoio à decisão para a formação de preço do café especial. O sistema apresentou êxito e é utilizado atualmente pela cooperativa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.