Gestão de Estoques e Lucro da Empresa
Palabras clave:
Estoques. Contabilidade. Administração de Material. Logística Empresarial. Contabilidade GerencialResumen
O aumento da competição, local ou global, combinado com situações econômicas que estabelecem patamares para preços competitivos que, por sua vez, comprimem as margens de lucro é fator relevante no contexto da gestão de estoque nos dias de hoje. Neste contexto, é necessária ampla sintonia com a demanda do mercado, atenção às necessidades dos clientes, otimização dos ativos fixos, redução de custos para fortalecer a margem de lucro e disponibilidade de recursos para agregação de valor. Estes fatores ampliaram a importância da Logística nas organizações e, em especial, a gestão estratégica dos estoques, visando a sua redução, seu maior giro e maior lucratividade. O estoque no enfoque contábil é estudado em diversos momentos, tais como contabilidade de custos, contabilidade financeira e gerencial, sendo que, quase sempre, essas vertentes são totalmente compatíveis em suas importantes tarefas de controle e decisão. O objetivo do trabalho é apresentar o papel da gestão dos estoques nas organizações modernas e sua relação com a lucratividade das mesmas de acordo com as premissas contábeis, gerenciais e administrativas.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.