O Desempenho do estado de Minas Gerais no Sétimo Exame de Suficiência do CFC - Março 2003
Palabras clave:
Exame de Suficiência. Contabilidade - temas gerais, Contabilidade - ExameResumen
A Resolução nº 853 de 1999 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) institui o Exame de Suficiência como instrumento de avaliação da capacidade dos Contadores e Técnicos em Contabilidade recém formados de exercerem a profissão contábil. Tal exame é requisito para que os egressos de cursos superiores e de técnicos de contabilidade possam ter o rgistro profissional nos respectivos Conselhos Regionais de Contabilidade, a fim de exercerem plenamente a profissão. Por meio deste exame, o CFC pretendia, consequentemente, melhorar a qualidade do curso de Ciências Contábeis no Brasil.
Este trabalho pretende discutir e analisar os resultados apresentados pelos egressos do curso superior em Ciências Contábeis de Minas Gerais, na sétima edição do Exame de Suficiência, realizado em março de 2003. Pra tanto, foi utilizado os dados fornecidos pelo CFC. Em nosso trabalho obtivemos resultados preocupantes em relação aos cursos de Ciências Contábeis tanto para o estado de Minas Gerais como para o país. dessa forma, evidenciou-se a necessidade de se utilizar o Exame de Suficiência como instrumento de malhoria da qualidade de ensino.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.