Determinantes do Rating de Crédito de Companhias Brasileiras
Palabras clave:
Rating de crédito, Risco de crédito, Indicadores Contábeis, InadimplênciaResumen
O objetivo deste artigo é identificar variáveis que sejam capazes de explicar o rating de crédito atribuído pelas agências de classificação. Para isso utilizou-se o rating da Standard & Poor’s como variável dependente e como variável independente indicadores financeiros de rentabilidade, imobilização, endividamento e cobertura de juros, além das características das empresas como tamanho dos ativos, governança corporativa e abertura de capital. Utilizou-se um modelo logit ordenado, dado que o modelo proposto utiliza variáveis latentes e que os ratings de crédito possuem distribuição ordenada. O estudo foi feito com uma amostra de 72 empresas brasileiras não financeiras, que tiveram as variáveis calculadas a partir dos demonstrativos financeiros do ano de 2009 e os ratings vigentes no ano de 2010. O modelo proposto neste trabalho para avaliação de risco de crédito se mostrou efetivo, conseguindo estimar 59,7% dos ratings corretamente. As variáveis que se mostraram significantes para a determinação do rating das empresas brasileiras analisadas, em ordem decrescente de importância são governança corporativa, tamanho dos ativos e índice de cobertura de juros.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.