Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis: uma Análise dos seus Fatores Determinantes em uma IES Privada

Autores

  • Elisson Alberto Tavares Araújo Faculdade Novos Horizontes (FNH) e Fundação Dom Cabral (FDC)
  • Marcos Antônio de Camargos Faculdades IBMEC/MG e FACE/UFMG
  • Mirela Castro Santos Camargos Fundação João Pinheiro
  • Alexandre Teixeira Dias FUMEC

Palavras-chave:

Desempenho Acadêmico, Alunos, Ciências Contábeis.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar se o desempenho acadêmico dos discentes do curso de Ciências Contábeis de uma IES privada, de Belo Horizonte, mensurado pela nota final nas disciplinas, é explicado pelas variáveis: frequência às aulas, idade, sexo, natureza da disciplina (qualitativa ou quantitativa), tipo de disciplina (formação básica ou específica), situação ao final da disciplina, período letivo e campus da IES. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, realizada com dados secundários obtidos junto à IES de 2001 a 2009, utilizando-se de regressão múltipla cross-section. Os resultados sugerem que: a) à medida que aumenta o número de faltas, ao contrário do que era esperado, percebeu-se uma melhora no desempenho dos discentes (aumento das notas), entretanto, essa contradição é válida apenas para disciplinas qualitativas e deve ser analisada com cautela; b) conforme aumenta a idade dos alunos, o desempenho tende a melhorar; c) discentes do sexo feminino apresentaram notas maiores que os do sexo masculino; d) os estudantes revelaram melhor desempenho (notas mais elevadas) nas disciplinas de natureza qualitativa e nas específicas; e) quanto maior o status final nas disciplinas menor a nota dos estudantes; f) quanto mais avançado o período letivo em que os alunos estavam cursando, maiores foram as notas e; g) os alunos do campus II apresentaram uma redução nas notas finais em relação àquelas dos alunos do campus I. A confirmação da influência dessas variáveis pode contribuir para o planejamento da IES e de autoridades governamentais a fim de ampliar a qualidade do ensinoe aprimorar os processos de avaliação da área.

Biografia do Autor

Elisson Alberto Tavares Araújo, Faculdade Novos Horizontes (FNH) e Fundação Dom Cabral (FDC)

Mestre em Administração (finanças) pela Faculdade Novos Horizontes. Professor pesquisador da FDC e da FNH, sendo membro do NUCONT - Núcleo de Pesquisas em Contabilidade e Finanças.

Marcos Antônio de Camargos, Faculdades IBMEC/MG e FACE/UFMG

Doutor em Administração pelo CEPEAD/FACE/UFMG. Pesquisador e professor de finanças da FACE/UFMG e do IBMEC/MG.

Mirela Castro Santos Camargos, Fundação João Pinheiro

Doutora em Demografia pelo CEDEPLAR/FACE/UFMG. Pesquisadora da Fundação João Pinheiro.

Alexandre Teixeira Dias, FUMEC

Doutor em Administração pelo CEPEAD/FACE/UFMG. Pesquisador e Professor do Programa de Doutorado em Administração da FUMEC.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-05-14

Como Citar

ARAÚJO, E. A. T.; CAMARGOS, M. A. de; CAMARGOS, M. C. S.; DIAS, A. T. Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis: uma Análise dos seus Fatores Determinantes em uma IES Privada. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 60-83, 2014. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1181. Acesso em: 4 dez. 2020.