Desempenho Acadêmico de Discentes do Curso de Ciências Contábeis: uma Análise dos seus Fatores Determinantes em uma IES Privada
Palavras-chave:
Desempenho Acadêmico, Alunos, Ciências Contábeis.Resumo
O objetivo deste artigo é identificar se o desempenho acadêmico dos discentes do curso de Ciências Contábeis de uma IES privada, de Belo Horizonte, mensurado pela nota final nas disciplinas, é explicado pelas variáveis: frequência às aulas, idade, sexo, natureza da disciplina (qualitativa ou quantitativa), tipo de disciplina (formação básica ou específica), situação ao final da disciplina, período letivo e campus da IES. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, realizada com dados secundários obtidos junto à IES de 2001 a 2009, utilizando-se de regressão múltipla cross-section. Os resultados sugerem que: a) à medida que aumenta o número de faltas, ao contrário do que era esperado, percebeu-se uma melhora no desempenho dos discentes (aumento das notas), entretanto, essa contradição é válida apenas para disciplinas qualitativas e deve ser analisada com cautela; b) conforme aumenta a idade dos alunos, o desempenho tende a melhorar; c) discentes do sexo feminino apresentaram notas maiores que os do sexo masculino; d) os estudantes revelaram melhor desempenho (notas mais elevadas) nas disciplinas de natureza qualitativa e nas específicas; e) quanto maior o status final nas disciplinas menor a nota dos estudantes; f) quanto mais avançado o período letivo em que os alunos estavam cursando, maiores foram as notas e; g) os alunos do campus II apresentaram uma redução nas notas finais em relação àquelas dos alunos do campus I. A confirmação da influência dessas variáveis pode contribuir para o planejamento da IES e de autoridades governamentais a fim de ampliar a qualidade do ensinoe aprimorar os processos de avaliação da área.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.