Determinantes do Rating de Crédito de Companhias Brasileiras

Autores

  • Gustavo de Oliveira Godoy Soares IBMEC-MG Faculdades IBMEC Minas Gerais
  • Eduardo Senra Coutinho IBMEC-MG Faculdades IBMEC Minas Gerais
  • Marcos Antônio de Camargos IBMEC-MG Faculdades IBMEC Minas Gerais

Palavras-chave:

Rating de crédito, Risco de crédito, Indicadores Contábeis, Inadimplência

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar variáveis que sejam capazes de explicar o rating de crédito atribuído pelas agências de classificação. Para isso utilizou-se o rating da Standard & Poor’s como variável dependente e como variável independente indicadores financeiros de rentabilidade, imobilização, endividamento e cobertura de juros, além das características das empresas como tamanho dos ativos, governança corporativa e abertura de capital. Utilizou-se um modelo logit ordenado, dado que o modelo proposto utiliza variáveis latentes e que os ratings de crédito possuem distribuição ordenada. O estudo foi feito com uma amostra de 72 empresas brasileiras não financeiras, que tiveram as variáveis calculadas a partir dos demonstrativos financeiros do ano de 2009 e os ratings vigentes no ano de 2010. O modelo proposto neste trabalho para avaliação de risco de crédito se mostrou efetivo, conseguindo estimar 59,7% dos ratings corretamente. As variáveis que se mostraram significantes para a determinação do rating das empresas brasileiras analisadas, em ordem decrescente de importância são governança corporativa, tamanho dos ativos e índice de cobertura de juros.

Biografia do Autor

Gustavo de Oliveira Godoy Soares, IBMEC-MG Faculdades IBMEC Minas Gerais

Graduado em Economia

Eduardo Senra Coutinho, IBMEC-MG Faculdades IBMEC Minas Gerais

Doutor em Administração pelo CEPEAD-UFMG Coordenador e Professor Curso de Administração da Faculdade Ibmec de Minas Gerais - IBMEC-MG

Marcos Antônio de Camargos, IBMEC-MG Faculdades IBMEC Minas Gerais

Doutor em Administração pelo CEPEAD-UFMG Professor da Faculdade Ibmec de Minas Gerais - IBMEC-MG

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-04-26

Como Citar

SOARES, G. de O. G.; COUTINHO, E. S.; CAMARGOS, M. A. de. Determinantes do Rating de Crédito de Companhias Brasileiras. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 109-143, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1648. Acesso em: 26 nov. 2021.