Análise do Estado Atual da Gestão Financeira em Hospitais Públicos no Brasil
Keywords:
Gestão Financeira – Hospitais Públicos – Brasil.Abstract
As freqüentes mudanças promovidas nas políticas governamentais para a área da saúde vêm afetando drasticamente as organizações hospitalares públicas brasileiras, altamente dependentes dos recursos provenientes do Governo. A versatilidade financeira, o uso de equipamentos de tecnologia sofisticada, a crescente especialização da medicina e a administração competente constituem fatores que dão dinamismo à área da saúde. Entretanto, o que se observa, principalmente em relação às públicas, é que as organizações respondem de forma letárgica a essas inovações. Este trabalho tem como objetivo analisar os estudos realizados sobre gestão financeira de hospitais públicos brasileiros. Verificou-se que, nesse aspecto, tais organizações enfrentam graves dificuldades, em função, principalmente, de problemas relativos à estrutura organizacional e ao uso das ferramentas de gestão (sistema de custeio, por exemplo). O trabalho contempla uma pesquisa bibliográfica em que se procura abordar questões sobre os fundamentos da gestão financeira em organizações hospitalares; as tendências mais freqüentes relacionadas à teoria da contingência nesse tipo de organização; os problemas relativos à estrutura organizacional; e o sistema de custeio baseado em atividades como ferramenta de gestão financeira. As conclusões da pesquisa permitiram traçar um perfil da gestão financeira das organizações hospitalares públicas no Brasil, relativamente ao tema abordado, destacando as mudanças que devem ser promovidas para que elas possam se adequar à situação atual e os resultados da aplicação do custeio ABC como instrumento da gestão financeira. Constatou-se que praticamente não existem pesquisas empíricas sobre a gestão financeira que contemplem essas organizações.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.