RELAÇÃO ENTRE MODALIDADE DE ENSINO E DESEMPENHO ACADÊMICO
ANÁLISE MULTINÍVEL DO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v34i2.7639Palavras-chave:
Expansão do Ensino Superior, Ensino à Distância, Avaliação Educacional, Método Hierárquico LinearResumo
Apesar de não ser modalidade recente, o EaD ainda é visto com desconfiança por parte da comunidade acadêmica. Com a expansão, há a preocupação em garantir a qualidade, nos critérios do MEC. Para isso, o sistema de avaliação do ensino conta, entre outros, com o ENADE. Este estudo buscou identificar se há relação entre a modalidade de ensino e o desempenho em Ciências Contábeis, no ENADE 2012, 2015 e 2018. Os fundamentos da Função de Produção Educacional (FPE) subsidiaram as discussões. Os microdados do ENADE foram a principal fonte de dados e recorreu-se ao Método Hierárquico Linear (MHL) para testes empíricos. Em 2012, não foi possível afirmar que houve efeito da modalidade no desempenho; enquanto 2015 e 2018 indicam, em média, desempenho superior do presencial. Na análise conjunta, no entanto, os resultados são inconclusivos para a modalidade. Este estudo cobre lacunas encontradas nas investigações sobre modalidade e desempenho em Contabilidade, ao estudar essa relação sob a ótica da FPE, através do MHL, que possibilita a análise contextual, já que os dados educacionais são tipicamente hierarquizados. Ademais, inova ao contribuir para a compreensão da influência da instituição e os impactos que as características socioeconômicas exercem sobre o desempenho. Com a perspectiva do modelo híbrido, os achados são relevantes para analisar se o comportamento da modalidade é relacionado a outras variáveis, através de interações possíveis.
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