RELAÇÃO ENTRE MODALIDADE DE ENSINO E DESEMPENHO ACADÊMICO

ANÁLISE MULTINÍVEL DO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Autores

  • Elisabeth Araujo Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Antonio Gualberto Universidade Federal da Bahia
  • Luiz Paulo Fávero Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v34i2.7639

Palavras-chave:

Expansão do Ensino Superior, Ensino à Distância, Avaliação Educacional, Método Hierárquico Linear

Resumo

Apesar de não ser modalidade recente, o EaD ainda é visto com desconfiança por parte da comunidade acadêmica. Com a expansão, há a preocupação em garantir a qualidade, nos critérios do MEC. Para isso, o sistema de avaliação do ensino conta, entre outros, com o ENADE. Este estudo buscou identificar se há relação entre a modalidade de ensino e o desempenho em Ciências Contábeis, no ENADE 2012, 2015 e 2018. Os fundamentos da Função de Produção Educacional (FPE) subsidiaram as discussões. Os microdados do ENADE foram a principal fonte de dados e recorreu-se ao Método Hierárquico Linear (MHL) para testes empíricos. Em 2012, não foi possível afirmar que houve efeito da modalidade no desempenho; enquanto 2015 e 2018 indicam, em média, desempenho superior do presencial. Na análise conjunta, no entanto, os resultados são inconclusivos para a modalidade. Este estudo cobre lacunas encontradas nas investigações sobre modalidade e desempenho em Contabilidade, ao estudar essa relação sob a ótica da FPE, através do MHL, que possibilita a análise contextual, já que os dados educacionais são tipicamente hierarquizados. Ademais, inova ao contribuir para a compreensão da influência da instituição e os impactos que as características socioeconômicas exercem sobre o desempenho. Com a perspectiva do modelo híbrido, os achados são relevantes para analisar se o comportamento da modalidade é relacionado a outras variáveis, através de interações possíveis.

Biografia do Autor

Elisabeth Araujo, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Mestre em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis, Universidade Federal da Bahia (UFBA). Endereço: Av Reitor Miguel Calmon S/N, Canela, CEP: 40.110-903, Salvador/BA, Brasil, Telefone 55 71 3283-8781, E-mail: araujo_beth@hotmail.com

https://orcid.org/0000-0002-9117-7818

Antonio Gualberto, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA/USP), Professor do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Endereço: Av Reitor Miguel Calmon S/N, Canela, CEP: 40.110-903, Salvador/BA, Brasil, Telefone 55 71 3283-8781, E-mail: antoniopereira@ufba.br

https://orcid.org/0000-0003-2354-6797

Luiz Paulo Fávero, Universidade de São Paulo

Doutor em Administração, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo (FEA/USP), Livre-Docente pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo (FEA/USP). Endereço: Av. Professor Luciano Gualberto, 908, Butantã, CEP: 05508-010, São Paulo/SP, Brasil. E-mail: lpfavero@usp.br

https://orcid.org/0000-0001-8516-6701

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

ARAUJO, E. F. de; PEREIRA, A. G.; FÁVERO, L. P. L. RELAÇÃO ENTRE MODALIDADE DE ENSINO E DESEMPENHO ACADÊMICO: ANÁLISE MULTINÍVEL DO ENADE EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 179–203, 2023. DOI: 10.22561/cvr.v34i2.7639. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/7639. Acesso em: 26 nov. 2024.