O Vetor de Causalidade entre Lucro Contábil e Preço das Ações: Existem Incentivos para a Informação Contábil Seguir o Preço no Brasil?
Palavras-chave:
Lucros contábeis, Preço das ações, Causalidade de Granger, Regressão logísticaResumo
O presente trabalho avaliou 36 firmas do mercado de capitais brasileiro no período de 2003 a 2013 buscando investigar se existem incentivos para a informação contábil divulgada seguir o preço das ações e não o contrário. Para isso, inicialmente explorou-se a relação no tempo entre o componente surpresa dos lucros e o preço das ações por intermédio da aplicação do teste de causalidade de Granger. Posteriormente, utilizou-se a técnica de regressão logística para identificar possíveis incentivos que pudessem aumentar a probabilidade de ocorrência do vetor de causalidade, no sentido de Granger, do preço para o lucro. Os resultados indicam que, das empresas analisadas, 11 possuem o componente surpresa do lucro Granger-causando preço e 10 cujo mercado consegue antecipar, no curto prazo, o componente surpresa do lucro futuro. Evidências preliminares indicam que o tamanho da firma contribui para o aumento da probabilidade dos preços anteciparem o componente surpresa dos lucros no mercado, fornecendo subsídio para o estudo do fenômeno em grandes firmas.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.