O Vetor de Causalidade entre Lucro Contábil e Preço das Ações: Existem Incentivos para a Informação Contábil Seguir o Preço no Brasil?

Autores

  • Talles Vianna Brugni Universidade de São Paulo (USP)
  • Luiz Paulo Lopes Fávero Universidade de São Paulo (USP)
  • Eduardo da Silva Flores Universidade de São Paulo (USP)
  • Aziz Xavier Beiruth

Palavras-chave:

Lucros contábeis, Preço das ações, Causalidade de Granger, Regressão logística

Resumo

O presente trabalho avaliou 36 firmas do mercado de capitais brasileiro no período de 2003 a 2013 buscando investigar se existem incentivos para a informação contábil divulgada seguir o preço das ações e não o contrário. Para isso, inicialmente explorou-se a relação no tempo entre o componente surpresa dos lucros e o preço das ações por intermédio da aplicação do teste de causalidade de Granger. Posteriormente, utilizou-se a técnica de regressão logística para identificar possíveis incentivos que pudessem aumentar a probabilidade de ocorrência do vetor de causalidade, no sentido de Granger, do preço para o lucro. Os resultados indicam que, das empresas analisadas, 11 possuem o componente surpresa do lucro Granger-causando preço e 10 cujo mercado consegue antecipar, no curto prazo, o componente surpresa do lucro futuro. Evidências preliminares indicam que o tamanho da firma contribui para o aumento da probabilidade dos preços anteciparem o componente surpresa dos lucros no mercado, fornecendo subsídio para o estudo do fenômeno em grandes firmas.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-05-11

Como Citar

BRUGNI, T. V.; FÁVERO, L. P. L.; FLORES, E. da S.; BEIRUTH, A. X. O Vetor de Causalidade entre Lucro Contábil e Preço das Ações: Existem Incentivos para a Informação Contábil Seguir o Preço no Brasil?. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 79–103, 2015. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/2796. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)