ANTECEDENTES QUE DETERMINAM OS NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E SEUS EFEITOS NA ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO E DESEMPENHO GERENCIAL

  • Larissa Degenhart Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
  • Micheli Aparecida Lunardi Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
  • Vinícius Costa da Silva Zonatto Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) http://orcid.org/0000-0003-0823-6774
Palavras-chave: Participação Orçamentária, Assimetria de Informação, Desempenho Gerencial.

Resumo

Esta pesquisa investiga os efeitos de antecedentes (estilo de liderança, incentivo a participação orçamentária e uso avaliativo do orçamento) que determinam os níveis de participação orçamentária e seus efeitos na assimetria de informação e no desempenho gerencial. Pesquisa descritiva, de levantamento e análise quantitativa dos dados foi realizada com amostra que compreendeu 116 respondentes com o cargo de gerentes, analistas, coordenadores de orçamento e controllers de indústrias sediadas no Brasil. Para análise dos dados utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais, com auxílio do software SmartPLS®. Os resultados revelaram que o antecedente estilo de liderança não apresentou influência direta sobre a participação orçamentária, apenas sobre o incentivo a participação. Já o incentivo a participação orçamentária influenciou tanto a participação orçamentária quanto o uso avaliativo do orçamento. O estilo de liderança do gestor com características de ser amigável, acessível e preocupado com o bem-estar do subordinado apresentou relação negativa e não significativa com o uso avaliativo do orçamento. Já o uso avaliativo do orçamento não apresentou relação significativa com a participação orçamentária. Quanto aos efeitos da participação orçamentária, os achados revelaram relação significativa com a assimetria de informação e o desempenho gerencial. Contudo, os efeitos da assimetria de informação sobre o desempenho gerencial não foram significativos, o que sugere que a participação orçamentária pode atuar como elemento capaz de mitigar tais efeitos, quando há o incentivo a participação orçamentária. Conclui-se que a participação orçamentária pode potencializar o desempenho gerencial, minimizando potenciais efeitos negativos da assimetria informacional sobre o desempenho, sendo o incentivo a participação orçamentária um antecedente determinante para esses efeitos.

Biografia do Autor

Larissa Degenhart, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

http://lattes.cnpq.br/9480180693211077

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Endereço: Rua Antônio da Veiga, n. 140 - Sala D 202 - Bairro Victor Konder

CEP: 89012-900 - Blumenau/SC - Brasil

Fone: (47) 3321-0565 - E-mail: lari_ipo@hotmail.com

Micheli Aparecida Lunardi, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

http://lattes.cnpq.br/4397626424488203

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Endereço: Rua Antônio da Veiga, n. 140 - Sala D 202 - Bairro Victor Konder

CEP: 89012-900 - Blumenau/SC - Brasil

Fone: (47) 3321-0565 - E-mail: michelilunardi01@gmail.com

Vinícius Costa da Silva Zonatto, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)

http://lattes.cnpq.br/1916486402947867

Pós-Doutor em Ciências Contábeis (UNISINOS)

Doutor em Ciências Contábeis e Administração (FURB)

Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da

Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Endereço: Rua Antônio da Veiga, n. 140 - Sala D 202 - Bairro Victor Konder

CEP: 89012-900 - Blumenau/SC - Brasil

Fone: (47) 3321-0565 - E-mail: viniciuszonatto@gmail.com

Publicado
2019-12-03
Como Citar
DEGENHART, L.; LUNARDI, M. A.; ZONATTO, V. C. DA S. ANTECEDENTES QUE DETERMINAM OS NÍVEIS DE PARTICIPAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E SEUS EFEITOS NA ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO E DESEMPENHO GERENCIAL. Contabilidade Vista & Revista, v. 30, n. 2, p. 22-51, 3 dez. 2019.