INFLUÊNCIA DA FOLGA FINANCEIRA NO DESEMPENHO ECONÔMICO DE EMPRESAS FAMILIARES E NÃO FAMILIARES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.22561/cvr.v30i1.4590Palavras-chave:
Folga Financeira; Desempenho Econômico; Empresas Familiares e Não Familiares Brasileiras.Resumo
A discussão acerca da folga financeira e sua relação com o desempenho econômico das empresas tem sido motivo de estudos incessantes na área de finanças corporativas desde o trabalho seminal desenvolvido por Cyert e March em 1963. Neste sentido, visando contribuir para o conhecimento acerca do tema, que ainda carece de achados e reflexões mais profundas, esta pesquisa tem por objetivo verificar a influência da folga financeira no desempenho econômico de empresas familiares e não familiares brasileiras. Para tanto, realizou-se pesquisa descritiva, de procedimento documental e abordagem quantitativa. Os dados analisados foram extraídos da base de dados Thomson Reuters® e dos formulários de referência divulgados pelas organizações no website da Brasil, Bolsa, Balcão (B3). O período temporal de estudo é de 19 anos (1996 a 2014), sendo a amostra composta por 137 empresas familiares e 131 empresas não familiares. Os resultados das regressões quadráticas apontam que a influência da folga no desempenho é não linear, corroborando com o preconizado por estudos precedentes de que a folga maximiza o desempenho até determinado patamar e, posteriormente, passa a prejudicar a performance corporativa. Além disso, têm-se que empresas familiares atingem melhor desempenho com níveis mais elevados de folga comparativamente a empresas não familiares e, assim, gestores familiares e profissionais devem considerar tais achados de forma distinta a fim de elevar a eficiência operacional das organizações que administram.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.