Análise do Desempenho Recente de Fundos de Investimento no Brasil

Autores

  • Nelson Ferreira Fonseca
  • Aureliano Angel Bressan
  • Robert Aldo Iquiapaza
  • João Paulo Guerra

Palavras-chave:

Fundos de Investimento, Índice Sharpe, Índice de Sortino.Fundos de investimento, Índice de Sortino.Fundos de Investimento, Índice de Sortino

Resumo

O estudo analisa o desempenho dos fundos de investimento no Brasil entre maio de 2001 e maio de 2006, utilizando como referência a divisão entre fundos de renda fixa e fundos de renda variável. A performance em termos de risco e retorno é avaliada em termos dos índices de Sharpe e Sortino, sendo ainda os retornos e volatilidades analisados por meio de testes t e F. Os resultados indicam que as duas categorias de fundos não apresentaram diferença estatística significativa em termos do retorno médio no período. Entretanto, diferenças na variância durante o período analisado levaram a uma melhor relação risco x retorno para os fundos de renda fixa, fato associado às altas taxas de juros praticadas no mercado brasileiro neste período.

Downloads

Publicado

2009-05-11

Como Citar

FONSECA, N. F.; BRESSAN, A. A.; IQUIAPAZA, R. A.; GUERRA, J. P. Análise do Desempenho Recente de Fundos de Investimento no Brasil. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 95–116, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/321. Acesso em: 28 mar. 2024.