Informação dos Insiders e seu Efeito sobre os Preços em duas Formas de Emissão de Ações na Bovespa
Palavras-chave:
Informação de Insiders, Emissão Primária de Ações, Estudo de Evento, ARCH, GARCH.Resumo
Utilizou-se o estudo de evento para examinar a reação dos preços de mercado ao anúncio de duas formas de lançamento público primário não inicial de ações: ofertas amplas e ofertas restritas aos atuais acionistas, em empresas listadas na Bovespa. Enfocou-se o desempenho dos preços antes, durante e até um ano após a data de anúncio de emissões realizadas entre 1995 e 2005. Utilizaram-se duas metodologias padrão para mensurar os retornos anormais. Pelo modelo de retornos ajustado ao mercado os resultados se mostraram não significativos para as duas formas de emissões (exceção para os retornos negativos no longo prazo das ofertas amplas). No modelo de retornos ajustado ao risco e ao mercado, as ações com heterocedasticidade dos resíduos (46% da amostra) tiveram sua estimação substituída por modelos autorregressivos. Neste caso, os resultados para ofertas amplas mostraram que (a) há evidências de insider information antes da data do anúncio; (b) ocorrem retornos anormais negativos na data do anúncio; e (c) apresentam retornos negativos ao longo de um ano; para ofertas restritas os resultados foram não significativos, indicando que nesse caso os problemas de assimetria de informação e insider information são menos importantes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.