Governança Corporativa e Divulgação de Relátórios Financeiros Anuais
Palavras-chave:
Transparência, Demonstrativos Financeiros, Governança CorporativaResumo
Este trabalho visa descobrir se existe alguma relação entre a defasagem na divulgação dos demonstrativos financeiros anuais das empresas, e seu nível de governança corporativa, partindo do pressuposto de que a demora para sua liberação indicaria uma menor transparência da empresa. Para isso, foram definidas variáveis indicadoras de governança corporativa, bem como variáveis de outras dimensões da empresa que podem, potencialmente, explicar a defasagem. Foram utilizados modelos de Mínimos Quadrados Ordinários e o modelo de Tobit. Os resultados indicam, entre outras coisas, que o excesso de controle dos acionistas controladores tende a causar uma maior demora na liberação dos relatórios, mas que a presença ou não da empresa nos níveis diferenciados de governança corporativa da BOVESPA, assim como o Índice Abrangente de Qualidade da Governança Corporativa não tiveram relação com a defasagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.