Quais Indicadores Contábeis Financeiros do Sistema PEARLS são Relevantes para Análise de Insolvência das Cooperativas Centrais de Crédito no Brasil?

Autores

  • Valéria Gama Fully Bressan Universidade Federal de Minas Gerais Professora Adjunta Departamento de Ciências Contábeis
  • Aureliano Angel Bressan Universidade Federal de Minas Gerias Professor Associado Departamento de Ciências Administrativas
  • Paulo Henrique Magalhães Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais Graduando em Controladoria e Finanças
  • Marcelo José Braga Universidade Federal de Minas Gerais Professor Associado Departamento de Economia Rural

Palavras-chave:

Contabilidade Financeira, Finanças

Resumo

O cooperativismo de crédito é de notória importância no cenário financeiro internacional e tem demonstrado potencial de crescimento no Brasil. A importância da expansão das cooperativas de crédito está, sobretudo, na possibilidade de ampliar o acesso a financiamentos a quem hoje não é atendido pela rede bancária tradicional, contribuindo com o processo de desintermediação financeira. Desta forma, avaliar a estrutura financeira das cooperativas centrais, que são responsáveis por auxiliar a gestão das cooperativas singulares, pode fornecer subsídios às políticas e intervenções por parte do Banco Central, além de auxiliar o gestor financeiro a controlar a situação da sua instituição, possibilitando também maior segurança aos agentes econômicos que operam com estas instituições. Neste sentido o presente estudo teve como objetivo avaliar, via o modelo Logit com dados em painel, quais indicadores contábeis financeiros do sistema PEARLS são considerados relevantes para análise de insolvência das cooperativas centrais filiadas ao Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil  (Sicoob). Os resultados estimados permitiram constatar que a probabilidade média de insolvência para as cooperativas centrais de crédito filiadas ao Sicoob foi de aproximadamente 1,2%, no entanto notou-se que a partir de 2003 ocorreu uma melhoria da saúde financeira das cooperativas centrais. Os principais indicadores do sistema PEARLS para avaliar a insolvência das cooperativas centrais de crédito filiadas ao Sicoob encontram-se dentro das seguintes áreas-chave: Protection, Effective financial structure, e Rates of return and costs.

Biografia do Autor

Valéria Gama Fully Bressan, Universidade Federal de Minas Gerais Professora Adjunta Departamento de Ciências Contábeis

Departamento de Ciências Contábeis

Aréa: Métodos Quantitativos e Contabilidade Financeira

Aureliano Angel Bressan, Universidade Federal de Minas Gerias Professor Associado Departamento de Ciências Administrativas

Departamento de Ciências Administrativas

Aréa: Finanças e Métodos Quantitativos

Paulo Henrique Magalhães Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais Graduando em Controladoria e Finanças

Graduando em Controladoria e Finanças

Departamento de Ciências Contábeis

Departamento de Ciências Administrativas

Área: Finanças

Marcelo José Braga, Universidade Federal de Minas Gerais Professor Associado Departamento de Economia Rural

Departamento de Economia Rural

Área; Econometria, Economia Agrícola, Cooperativismo

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-02-03

Como Citar

FULLY BRESSAN, V. G.; BRESSAN, A. A.; OLIVEIRA, P. H. M.; BRAGA, M. J. Quais Indicadores Contábeis Financeiros do Sistema PEARLS são Relevantes para Análise de Insolvência das Cooperativas Centrais de Crédito no Brasil?. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 25, n. 1, p. 74-98, 2015. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/2345. Acesso em: 8 dez. 2021.