Quais Indicadores Contábeis Financeiros do Sistema PEARLS são Relevantes para Análise de Insolvência das Cooperativas Centrais de Crédito no Brasil?
Palabras clave:
Contabilidade Financeira, FinançasResumen
O cooperativismo de crédito é de notória importância no cenário financeiro internacional e tem demonstrado potencial de crescimento no Brasil. A importância da expansão das cooperativas de crédito está, sobretudo, na possibilidade de ampliar o acesso a financiamentos a quem hoje não é atendido pela rede bancária tradicional, contribuindo com o processo de desintermediação financeira. Desta forma, avaliar a estrutura financeira das cooperativas centrais, que são responsáveis por auxiliar a gestão das cooperativas singulares, pode fornecer subsídios às políticas e intervenções por parte do Banco Central, além de auxiliar o gestor financeiro a controlar a situação da sua instituição, possibilitando também maior segurança aos agentes econômicos que operam com estas instituições. Neste sentido o presente estudo teve como objetivo avaliar, via o modelo Logit com dados em painel, quais indicadores contábeis financeiros do sistema PEARLS são considerados relevantes para análise de insolvência das cooperativas centrais filiadas ao Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob). Os resultados estimados permitiram constatar que a probabilidade média de insolvência para as cooperativas centrais de crédito filiadas ao Sicoob foi de aproximadamente 1,2%, no entanto notou-se que a partir de 2003 ocorreu uma melhoria da saúde financeira das cooperativas centrais. Os principais indicadores do sistema PEARLS para avaliar a insolvência das cooperativas centrais de crédito filiadas ao Sicoob encontram-se dentro das seguintes áreas-chave: Protection, Effective financial structure, e Rates of return and costs.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.