OS FUNDOS LONG AND SHORT ENTREGAM O PRÊMIO DE LOCKUP? EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS NO BRASIL

Autores

  • Gleison de Abreu Pontes Universidade Federal de Uberlândia
  • Pablo Rogers Universidade Federal de Uberlândia
  • Rodrigo Fernandes Malaquias Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Rentabilidade, Hedge Funds, Fundos Long And Short, Lockup.

Resumo

No contexto internacional, tem-se certa expectativa de que os hedge funds proporcionem maior rentabilidade de suas cotas frente as demais modalidades existentes. Os retornos extraordinários potencialmente auferidos pelos hedge funds podem ocorrer por causa da imposição de resgates que essa modalidade de fundos impõe a seus cotistas, gerando assim o prêmio de lockup. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo consistiu em investigar se a imposição de maiores períodos de lockup permite auferir maior desempenho aos fundos multimercados brasileiros. Para tanto, foi selecionada uma amostra de 54 fundos Long And Short que totalizaram 3.294 observações mensais durante o período de cinco anos. Os coeficientes foram estimados utilizando como referência principal os modelos de efeitos aleatórios para dados em painel longo. Os resultados desta pesquisa indicam que as restrições de lockup para os fundos Long And Short não determinaram a rentabilidade desses fundos no Brasil.

Biografia do Autor

Gleison de Abreu Pontes, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Contabilidade Financeira pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU).

Pablo Rogers, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração na área de finanças pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Professor adjunto da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia (FAGEN/UFU).

Rodrigo Fernandes Malaquias, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração na área de finanças pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV/SP). Professor adjunto da Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU).

Downloads

Publicado

2016-02-15

Como Citar

PONTES, G. de A.; ROGERS, P.; MALAQUIAS, R. F. OS FUNDOS LONG AND SHORT ENTREGAM O PRÊMIO DE LOCKUP? EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS NO BRASIL. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 106–123, 2016. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/2926. Acesso em: 28 mar. 2024.