O QUE ACONTECE NO MERCADO DE AÇÕES BRASILEIRO QUANDO É FERIADO NOS ESTADOS UNIDOS?

Autores

  • Rodrigo Fernandes Malaquias Universidade Federal de Uberlândia
  • Janaína Cássia Grossi Universidade Federal de Uberlândia
  • Geovane Camilo dos Santos Universidade Federal de Uberlândia
  • Jean Borges Siqueira

DOI:

https://doi.org/10.22561/cvr.v33i3.6517

Palavras-chave:

Efeito calendário, Efeito feriado entre mercados internacionais, Finanças Internacionais

Resumo

O efeito “cross-market holiday” refere-se a um menor volume de negociação em determinado país quando um ou mais mercados externos estão fechados (Batrinca, Hesse, & Treleaven, 2018). Considerando esse conceito, o principal objetivo desta pesquisa foi testar o efeito de feriados norte americanos no volume de ações negociadas na B3 durante dias úteis. Avaliou-se também o efeito de tais feriados nos retornos diários de empresas brasileiras listadas na B3. Utilizando modelos ARMA-GARCH e com amostra de ações de 80 companhias durante o período de Janeiro/2009 a Dezembro/2021, os principais resultados indicam que o volume negociado de ações é menor durante feriados Americanos. Tal resultado apresenta implicações para a teoria de eficiência de mercado, uma vez que poderia haver oportunidades para obtenção de retornos anormais com informações sobre padrões de calendário. A principal contribuição deste artigo está em analisar o efeito cross-market holiday no contexto de ações brasileiras, ampliando a literatura de investimentos em economias emergentes e considerando atividades de negociação de mercados externos.

Biografia do Autor

Rodrigo Fernandes Malaquias, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV. Professor da Universidade Federal de Uberlândia. Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco F, Sala 1F-216, Santa Mônica, Uberlândia, MG, Brasil. CEP: 38.400-902. Tel.: (34) 3239-4132. E-mail: rodrigofmalaquias@ufu.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7126-1051

Janaína Cássia Grossi, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Administração de Empresas pela EAESP/FGV; Pesquisadora Associada da Bells & Bayes Rating Analytics; Mestre em Administração de Empresas pelo PPGA/FAGEN/UFU. Endereço: Rua Pequetita 215, sala 61, São Paulo, SP, Brasil. CEP: 04.552-060. Tel.: (34) 99920-2609. E-mail: janainagrossi_3@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4070-3275

Geovane Camilo dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFU; Mestre em Ciências Contábeis pelo PPGCC/UFU. Professor junto à Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Endereço: Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco F, Sala 1F-215, Santa Mônica, Uberlândia, MG, Brasil. CEP: 38.400-902. Tel.: (62) 3946-1000. Email: geovane_camilo@yahoo.com.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3253-830X

Jean Borges Siqueira

Bacharel em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Talentos Humanos e em Letras pela Universidade de Uberaba. Possui MBA em Gestão Empresarial pela FCETM. Endereço: Rua Artur Revenster, 215 A, Bairro: Centro. Brumado, BA. CEP: 46.100-000. Tel.: (34) 98411-8613. Email: jean_sique@hotmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7209-6951

Referências

Al-Hajieh, H., Redhead, K., & Rodgers, T. (2011). Investor sentiment and calendar anomaly effects: A case study of the impact of Ramadan on Islamic Middle Eastern markets. Research in International Business and Finance, 25(3), 345-356. doi: https://doi.org/10.1016/j.ribaf.2011.03.004

Al-Ississ, M. (2015). The holy day effect. Journal of Behavioral and Experimental Finance, 5, 60-80. doi: https://doi.org/10.1016/j.jbef.2015.02.007

Al-Khazali, O. (2014). Revisiting fast profit investor sentiment and stock returns during Ramadan. International Review of Financial Analysis, 33, 158-170. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.irfa.2014.02.003

Al-Khazali, O., Bouri, E., Roubaud, D., & Zoubi, T. (2017). The impact of religious practice on stock returns and volatility. International Review of Financial Analysis, 52, 172–189. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.irfa.2017.04.009

Bacen. (2017). Série Histórica da Posição de Investimento Internacional. Retrieved October 25, 2018, from Banco Central do Brasil: http://www.bcb.gov.br/htms/Infecon/seriehistposintinv.asp

Batrinca, B., Hesse, C. W., & Treleaven, P. C. (2018). European trading volumes on cross-market holidays. International Journal of Finance and Economics, 23(4), 675-704. doi: https://doi.org/10.1002/ijfe.1643

Brugni, T., Klotzle, M. C., Pinto, A. C. F., Fávero, L. P. L., & Sial, M. S. (2021). Aggregate earnings and returns in Brazil. Contabilidade Vista & Revista, 32(2), 38-58. doi: https://doi.org/10.22561/cvr.v32i2.5942

BM&FBovespa. (2017). Ofertas Públicas e IPOs. Retrieved October 2, 2018, from BM&FBovespa: http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/ofertas-publicas/estatisticas/

Campos, O. V., Lamounier, W. M., & Bressan, A. A. (2015). Valor de mercado e fundamentos contábeis: uma avaliação a partir de modelos uni e multivariados de previsão. Revista de Contabilidade e Organizações, 9(23), 48-57. doi: https://doi.org/10.11606/rco.v9i23.75590

Carchano, O., & Pardo, Á. (2015). The pan-European holiday effect. Spanish Journal of Finance and Accounting, 44(2), 134-145. doi: https://doi.org/10.1080/02102412.2015.1016716

Casado, J., Muga, L., & Santamaria, R. (2013). The effect of US holidays on the European markets: when the cat’s away... Accounting and Finance, 53(1), 111-136. doi: https://doi.org/10.1111/j.1467-629X.2011.00460.x

Choudhary, K., & Choudhary, S. (2008). Day-of-the-week Effect: Further Empirical Evidence. Asia-Pacific Business Review, 4(3), 67-74. doi: https://doi.org/10.1177/097324700800400307

Costa Junior, N. C. A. (1990). Sazonalidades do Ibovespa. Revista de Administração de Empresas, 30(3), 79-84. doi: https://doi.org/10.1108/AJB-08-2017-0020

Fama, E. F. (1970). Efficient Capital Markets: A review of theory and empirical work. The Journal of Finance, 25(2), 383-417. https://doi.org/10.2307/2325486

Fama, E. F. (1991). Efficient Capital Markets: II. The Journal of Finance, 46(5), 1575-1617. doi: https://doi.org/10.1111/j.1540-6261.1991.tb04636.x

Fields, M. J. (1934). Security prices and stock exchange holidays in relation to short selling, The Journal of Business, 7(4), 328-338. https://www.jstor.org/stable/2349545

French, K. R. (1980). Stock returns and the weekend effect. Journal of Financial Economics, 8(1), 55-69. doi: https://doi.org/10.1016/0304-405X(80)90021-5

FMI – Fundo Monetário Internacional (2017). Coordinated Portfolio Investment Survey. Retrieved January, 18, 2019, from IMF Data: http://data.imf.org/?sk=B981B4E3-4E58-467E-9B90-9DE0C3367363&sId=1424875079575

Gaio, L. E., Alves, K. L. F., & Pimenta Júnior, T. (2009). O mercado acionário brasileiro do novo milênio: um teste de eficiência. Brazilian Business Review, 6(3), 231-246.

Investing (2018). Available at: https://www.investing.com. Accessed in August, 2018.

Jain, P. C., & Joh, G-H. (1988). The Dependence between Hourly Prices and Trading Volume. The Journal of Financial and Quantitative Analysis, 23(3), 269-283. doi: https://doi.org/10.2307/2331067

Keim, D. B., & Stambaugh, R. (1984). A further investigation of the weekend effect in stock returns. The Journal of Finance, 39(3), 819-835. doi: https://doi.org/10.2307/2327945

Lai, Y.-W., Windawati, A. (2017). Risk, return, and liquidity during Ramadan: Evidence from Indonesian and Malaysian stock markets. Research in International Business and Finance, 42, 233-241. doi: https://doi.org/10.1016/j.ribaf.2017.04.054

Lakonishok, J., & Maberly, E. (1990). The Weekend Effect: Trading Patterns of Individual and Institutional Investors. The Journal of Finance, 45(1) 231-243. doi: https://doi.10.2307/2328818

Mamede, S. P. N., & Malaquias, R. F. (2017). Monday effect in Brazilian hedge funds with immediate redemption. Research in International Business and Finance, 39(A), 47-53. doi: https://doi.org/10.1016/j.ribaf.2016.07.032

Murcia, F. D.-R., & Machado, M. V. (2014). Impacto do Nível de Disclosure Corporativo na Liquidez das Ações de Companhias Abertas no Brasil. Contabilidade Vista & Revista, 24(3), 54-77.

Oliveira, F. F. de, Albuquerque, A. A. de, & Carvalho, F. L. de. (2019). Estudo das inter-relações entre os mercados acionários do BRICS e dos Estados Unidos. Contabilidade Vista & Revista, 30(2), 1-21. doi: https://doi.org/10.22561/cvr.v30i2.4717

Poon, S.-H. (2005). A Practical Guide to Forecasting Financial Market Volatility. John Wiley & Sons Ltd.

Seyyed, F. J., Abraham, A., & Al-Hajji, M. (2005). Seasonality in stock returns and volatility: The Ramadan effect. Research in International Business and Finance, 19(3), 374-383. doi: https://doi.org/10.1016/j.ribaf.2004.12.010

Silva, W. A. C., Melo, A. O., & Pinto, E. A. (2013). Day of the Week’ Effect: analisys of return anomalies of the stock indexes in the Brazilian market. REGE - Revista de Gestão, 20(4), 477-495. doi: https://doi.org/10.5700/rege510

Tadepalli, M. S., & Jain, R. K. (2018). Persistence of calendar anomalies: insights and perspectives from literature. American Journal of Business, 33(1/2), 18-60. doi: https://doi.org/10.1108/AJB-08-2017-0020

Winkelried, D., & Iberico, L. A. (2018). Calendar effects in Latin American stock markets. Empirical Economics, 54(3), 1215-1235, doi: https://doi.org/10.1007/s00181-017-1257-y

Wu, C. (2013). The Chinese New Year holiday effect: evidence from Chinese ADRs. Investment Management and Financial Innovations, 10(2), 8-14.

Yaffee, R., & McGee, M. (2000). Introduction to Time Series Analysis and Forecasting with Applications of SAS and SPSS. Academic Press.

Yuan, T., & Gupta, R. (2014). Chinese Lunar New Year effect in Asian stock markets, 1999-2012. The Quarterly Review of Economics and Finance, 54(4), 529-537. doi: https://doi.org/10.1016/j.qref.2014.06.00

Publicado

2023-01-23

Como Citar

MALAQUIAS, R. F.; GROSSI, J. C. .; SANTOS, G. C. dos .; SIQUEIRA, J. B. . O QUE ACONTECE NO MERCADO DE AÇÕES BRASILEIRO QUANDO É FERIADO NOS ESTADOS UNIDOS?. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 1-16, 2023. DOI: 10.22561/cvr.v33i3.6517. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/6517. Acesso em: 4 fev. 2023.