Fundos de Investimentos, Bancos Administradores e Empréstimos Concedidos a Empresas Abertas: uma Análise no Cenário Brasileiro
Palavras-chave:
Assimetria de Informações, Análise de Estilo, Eficiência de Mercado.Resumo
O objetivo principal deste estudo foi analisar a relação entre as variações dos retornos das carteiras dos Fundos de Investimentos em Ações e as variações dos retornos das ações das empresas que captam recursos junto aos Bancos que administram os referidos Fundos. A base de dados foi composta por 173 fundos de ações, dentro do período de 03/01/2005 a 12/09/2013. Os referidos fundos se mostraram vinculados a quatro instituições bancárias diferentes; por sua vez, as instituições bancárias concederam empréstimos a nove empresas de capital aberto. A etapa quantitativa foi realizada por meio da análise de estilo baseada em retornos (SHARPE, 1992). Os principais resultados evidenciaram que: i) na regressão de análise de estilo com apenas os três fatores de mercado (câmbio, títulos públicos e Ibovespa), o R-quadrado ajustado apresentou baixo poder de explicação (abaixo de 3%); ii) na regressão de análise de estilo com a inclusão dos retornos das ações das empresas que obtiveram empréstimos junto aos bancos administradores dos fundos, observou-se que o R-quadrado ajustado aumentou significativamente (em média, para 20%), e todos os betas dos retornos das ações das empresas vinculadas aos bancos foram significantes; e iii) a análise para verificar um potencial uso de informações internas para antecipar retornos não mostrou resultados significativos. Desta forma, foram observados indícios de que os gestores dos fundos aplicam em ações das empresas para as quais os bancos administradores fornecem crédito; contudo, tais gestores, em média, não necessariamente conseguem antecipar retornos das ações das empresas investidas.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.