Proposta de uma Sistemática de Fluxo de Caixa para uma Empresa de Pequeno Porte do Setor Varegista: o Caso de uma Empresa Comercial do Ramo de Confecções

Autores

  • Ilse Maria Beuren
  • Rosimeire Alves de Bona Porton
  • Fabiano Maury Raupp
  • Marco Aurélio Batista de Sousa

Palavras-chave:

Pequenas e Médias Empresas, Fluxo de Caixa, Comércio Varejista, Contabilidade

Resumo

   As micro e pequenas empresas representam uma importante parcela da economia nacional, tanto na produção quanto na geração de empregos. Estas empresas, nos últimos anos, têm suscitado interesse em pesquisadores, principalmente no que diz respeito a temas voltados a sua gestão e competitividade. Todos os anos um número considerável de novas empresas são constituídas, mas poucas permanecem no mercado, em função de fatores, como concorrência, inexperiência dos administradores enquanto empreendedores, informações desestruturadas e inadequadas para a tomada de decisões. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo propor uma sistemática de fluxo de caixa projetado para atender as necessidades de informações voltadas à gestão de empresa de pequeno porte comercial do setor varejista. Assim, evidencia-se, inicialmente, a importância das empresas de pequeno porte no setor do comércio e no contexto sócio-econômico, os critérios utilizados para a classificação das micro e pequenas empresas e as características de uma empresa de pequeno porte varejista. Na seqüência aborda-se o fluxo de caixa e a importância da gestão do fluxo de caixa projetado. Em seguida é evidenciada a empresa objeto de estudo e, com base nos dados coletados, é proposto um fluxo de caixa projetado voltado à empresa de pequeno porte comercial do setor varejista.

Downloads

Publicado

2009-05-05

Como Citar

BEUREN, I. M.; PORTON, R. A. de B.; RAUPP, F. M.; DE SOUSA, M. A. B. Proposta de uma Sistemática de Fluxo de Caixa para uma Empresa de Pequeno Porte do Setor Varegista: o Caso de uma Empresa Comercial do Ramo de Confecções. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 125-144, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/222. Acesso em: 10 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>