O Balanço Social na Gestão das Instituições de Ensino Superior
Palavras-chave:
Balanço Social, Contabilidade Social, Contabilidade EmpresarialResumo
O Balanço Social é um instrumento novo na Contabilidade Brasileira, que surgiu a partir de algumas discussões na década de oitenta na Universidade de São Paulo, mas foi a partir de 1996 com os artigos e entrevistas do Sociólogo Herbert de Souza, que ganhou força junto ao empresariado brasileiro. Ainda assim, muito poucas empresas o utilizam como fonte de informações de natureza social para tomada de decisões. A sociedade moderna conclama que as instituições, de qualquer nível ou natureza, devem assumir sua responsabilidade no campo social em que atuam. É propósito desta pesquisa, além de resgatar os aspectos históricos e contextualizados do Balanço Social no Brasil, sugerir um modelo que se adapte as Instituições de Ensino Superior. Os resultados obtidos permitiram a construção de um modelo de Balanço Social que, além de pioneiro, é inovador no país. Concluímos que sua utilização beneficiará qualquer tipo de instituição de ensino superior na divulgação e transparência de suas informações de caráter social.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.