Uma Contribuição à Análise dos Conceitos de Renda e Capital
Palavras-chave:
Renda, Capital, Propriedade, Riqueza, Lucro-Teoria, Economia-Lucro LíquidoResumo
O presente artigo visa mostrar os conceitos de renda e capital, destacando as diversas abordagens destes conceitos, para auxiliar na sua compreensão e aplicação contábil. Para este propósito, serão vistas as dificuldades semânticas quanto aos termos, localizando-as junto à mudança de ênfase no balanço patrimonial para o demonstrativo de resultados. Para alcançar o resultado esperado, será necessário rever conceitos de riqueza, capital (nos seus diversos pontos de vista), renda e lucro. A renda será explicada através das teorias do patrimônio e suas abordagens legal, econômica e contábil. O lucro líquido será relacionado aos seus beneficiários de maneira a ilustrar suas diversas finalidades. Será mostrado de maneira numérica o lucro de acordo com os seus diversos usuários. Por fim, será mostrada a resposta da Teoria Contábil para a disparidade entre os conceitos econômicos e contábeis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.