Contabilidade no Império do Sol
Palavras-chave:
Contabilidade – Incas, Registros Contábeis – Incas.Resumo
A presente comunicação é fruto de pesquisa bibliográfica sobre aspectos contábeis do povo Inca.
A abordagem reúne aspectos históricos quanto à formação do império Inca e uma breve descrição dos aspectos culturais deste povo. Sendo um dos principais povos Pré-Colombianos os Incas desempenharam papel relevante, tanto na história da América Latina, quanto na influência que exerceu na cultura Espanhola. Do ponto de vista da abordagem contábil procurou-se dar ênfase na forma dos registros contábeis deste povo, através dos Kipus e da importância dos seus contabilistas – os Kipucamayocs, na cultura e construção do império Inca. As considerações finais desta comunicação revelam aspectos de conhecimentos contábeis até hoje desconhecidos pela maioria dos historiadores contábeis, a partir de uma análise profunda e de uma abordagem que podemos denominar de lógico-racional e de aplicação do princípio de similaridade com o conhecimento contábil de nossos dias. Foi possível resgatar não somente a forma de registro contábil desta civilização, mas também provar que havia um vasto conhecimento contábil, até certo ponto bastante secreto, que continham características científicas e matemáticas de controle patrimonial e de sistemas de escrituração contábil eficientes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.