Comportamento das Variáveis dos Custos de Produção da Cultura do Café no Período de Formação da Lavoura
Palavras-chave:
Café. Agronegócios. Custos.Resumo
O comportamento dos custos da cultura do café no período de formação da lavoura em relação ao preço de venda pode fornecer instrumentos de controles gerenciais ao produtor rural. O objetivo deste trabalho é investigar como se comportam as variáveis dos custos de produção do café no período de formação da lavoura em relação ao preço de venda da saca de 60 kg. Para isso, utilizaram-se os dados do Agrianual do período de 1999 a 2008, de custos e preços. Foi aplicado nas variáveis de custos o teste de Kolmogorov-smirnov (Lilliefors) para verificar a normalidade dos dados. Posteriormente, calculou-se o coeficiente de correlação de Spearman para os dados cuja distribuição era não normal e o coeficiente de correlação de Pearson quando os dados obtiveram distribuição normal, tencionando analisar se eles estavam correlacionados linearmente. Finalizou-se com o cálculo do coeficiente de determinação, o qual define o quanto de uma variável de custos é explicada pela variável preço de venda e, além disso obteve-se a equação de regressão linear para averiguar a dependência entre as variáveis juntamente com o erro padrão de estimativa. O resultado obtido evidencia que das 22 variáveis dos custos de produção do café analisadas dezesseis foram correlacionadas linearmente e preditas com o preço de venda, com destaque neste período de formação da lavoura para a variável de custo “mudas” que possui 93,18% de explicação pelo preço, podendo assim, fornecer ao produtor rural, subsídios para o planejamento de seus orçamentos e um método para análises dos custos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão do texto para avaliação implica no compromisso de que o material não seja submetido a um outro periódico nacional ou internacional e autoriza, caso aprovado, a sua publicação.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não traduzindo, necessariamente, a opinião da revista. A reprodução dos artigos, total ou parcial, pode ser feita desde que citada esta fonte.
Considerando que o(s) autor(es) do texto concorda(m) com a sua publicação, caso o mesmo seja aprovado pela revista, sem que disso lhe seja devido qualquer remuneração, reembolso ou compensação de qualquer natureza, a Revista Contabilidade Vista & Revista através do Departamento de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, detém todos os direitos autorais dos textos publicados, conforme a legislação brasileira vigente.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público.