O impacto do desastre ocorrido em Maceió sobre a atividade econômica de Alagoas
Resumo
Este estudo investiga o impacto do desastre de Maceió, que causou a subsidência do solo em 5 bairros da capital, sobre a atividade econômica de Alagoas. Para tanto, utilizou-se a metodologia de controle sintético, comumente usada em avaliação de impacto de desastres naturais na esfera econômica. Foram estimadas duas curvas contrafactuais, uma considerando todos os estados e outra apenas com os estados do Norte e Nordeste. Os resultados do primeiro exercício sugerem que o valor adicionado de Alagoas foi, em média, 4,3% menor do que teria sido caso não tivesse ocorrido o desastre, no segundo a perda foi de 2,5%.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Pedro Revoredo Pereira da Costa, Ana Paula Nunes Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

