Pandemia e a cidade: transformações urbanas e econômicas no Brasil sob a ótica do modelo ARDL
Resumo
O ano de 2020 testemunhou uma crise de saúde sem precedentes devido à propagação do novo coronavírus (COVID-19) em todo o mundo. Nesse contexto, este artigo tem como objetivo analisar o impacto da pandemia da Covid-19 nas grandes cidades brasileiras, com foco na perspectiva urbana. Especificamente, foram investigadas as mudanças ocorridas nos centros urbanos em decorrência das medidas de distanciamento social durante a pandemia e o posterior processo de vacinação em todo o país. Estas mudanças influenciaram significativamente o comportamento dos centros urbanos, particularmente em relação à adoção generalizada do trabalho remoto por muitas empresas e ao crescimento do comércio online devido ao isolamento social. Para analisar o impacto dessas ações nos centros urbanos, foi utilizado o modelo Autoregressive Distributed Lag em um painel de oito cidades, tendo o preço dos terrenos como variável dependente, e explorou temas como vacinação, comércio nacional e internacional e emprego formal como explicativos variáveis. Os resultados do estudo destacam a importância crítica da vacinação para a recuperação económica nas cidades analisadas. Além disso, os resultados de curto e longo prazo demonstram a relevância e resiliência dos centros urbanos face à crise da Covid-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Gomes Gonçalves, Moisés dos Santos Rocha, Rosa Livia Gonçalves Montenegro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

