As outras economias diante das crises múltiplas: tecendo novas relações socioambientais
Resumo
A conjuntura histórica contemporânea é marcada pela imbricação de crises múltiplas, que demandam respostas plurais, capazes de gerar modos de transformação diversos nos sistemas econômicos que alimentam o quadro
socioambiental crítico dos últimos anos. Parte-se do reconhecimento da diversidade das outras economias – tratado como um termo capaz de abranger a economia popular, a economia solidária, as cooperativas e um amplo conjunto de atividades econômicas situadas fora do domínio tradicional do setor privado e do Estado –, apontando para sua importância na conjuntura histórica atual, passando pelos modos com que suas atividades podem, através da autogestão, fazer avançar as possibilidades de ação diante das crises múltiplas e entrelaçadas. A dimensão ambiental, central no quadro atual, é abordada através da perspectiva do desenvolvimento regenerativo, da ruptura metabólica e dos projetos de decrescimento através do fortalecimento do comum, tendo as outras economias como um eixo estruturante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Nunes Coelho Magalhães

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

