Determinantes do rendimento das pessoas ocupadas em Minas Gerais em 2000: o limiar no efeito da escolaridade e as diferenças entre mesorregiões
Palavras-chave:
equações de rendimento,Resumo
Usando os dados do Censo Demográfico de 2000, são estimadas equações de rendimento para avaliar o efeito de vários fatores (idade, sexo, escolaridade, posição na ocupação, cor, tempo semanal de trabalho, etc.) sobre o rendimento das pessoas ocupadas em MinasGerais, levando em consideração as diferenças entre suas mesorregiões. Preliminarmente são discutidas as limitações dos dados sobre rendimento, procurando avaliar o seu grau de subdeclaração, e é analisada a composição do rendimento domiciliar. Na especificação das equações de rendimento, mostra-se que é inapropriado admitir que o efeito da escolaridade possa ser captado por uma função linear, uma vez que ocorre substancial aumento da taxa e retorno da escolaridade a partir do limiar de 10 anos de estudo. São apontadas diferenças importantes quando são ajustadas equações separadas por setor, cabendo destacar que, no setor agrícola, a variável que mais contribui para explicar as variações no logaritmo do rendimento das pessoas ocupadas é a posição na ocupação, superando até mesmo a contribuição da escolaridade, que é a variável mais importante nos setores industrial e de serviços.Downloads
Publicado
2009-06-03
Como Citar
HOFFMANN, R.; SIMÃO, R. C. S. Determinantes do rendimento das pessoas ocupadas em Minas Gerais em 2000: o limiar no efeito da escolaridade e as diferenças entre mesorregiões. Nova Economia, [S. l.], v. 15, n. 2, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/450. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).