Impacto da satisfação do professor no desempenho acadêmico dos adolescentes
Resumo
Esta pesquisa examina os impactos da satisfação dos professores com sua profissão e ambiente de trabalho atual no desempenho acadêmico de alunos de 15 a 16 anos na Alemanha, Brasil, Chile, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Portugal, Reino Unido e Taiwan. Dados do PISA de 2018 e da Função de Produção Educacional foram considerados. Os resultados mostraram que a satisfação dos professores com o ambiente de trabalho atual tem um impacto maior no desempenho educacional dos alunos do que a satisfação dos professores com sua profissão. Além disso, a análise de robustez mostrou que a satisfação dos professores tem impactos diferentes em diferentes quantis analisados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Juliane Borchers, Marina Silva da Cunha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

