O papel do capital humano no processo de mudança estrutural
Resumo
O objetivo deste artigo é verificar se o capital humano é um determinante importante da mudança estrutural nos diferentes setores da economia e se este pode acelerar a velocidade dessa transformação. Este artigo contribui com a literatura ao desenvolver um teste empírico do modelo proposto por Li et al. (2019) e ao utilizar a metodologia GMM. O artigo também utiliza duas proxies para capital humano (anos médios de escolaridade e o índice Penn World Table) e mudança estrutural (participação do emprego e do valor adicionado), a fim de verificar se elas afetam ou não a variável de interesse. Os resultados encontrados mostraram que o capital humano tem um papel essencial no processo de transformação estrutural da economia, uma vez que afeta a participação relativa dos setores no valor agregado total ou no emprego total. Além disso, o capital humano provou-se ser um potencial acelerador dessa transformação estrutural.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Michele Aparecida Nepomuceno Pinto, Edinaldo Tebaldi, Marina Silva da Cunha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).