Programa Criança Feliz: uma avaliação de impacto sobre indicadores de violência escolar

Autores

Resumo

A hipótese deste estudo é de que, ao atuar de maneira integrada com a família, fortalecendo os vínculos familiares, as ações do Programa Criança Feliz (PCF) ajudam a tornar os estudantes menos agressivos e mais pacientes e respeitosos, contribuindo para a redução da violência nas escolas. Assim, o objetivo do trabalho é medir o impacto do PCF sobre indicadores de violência escolar entre as escolas localizadas em municípios que aderiram ao programa para o 5º e o 9º ano do ensino fundamental. Para isso, é implementada a metodologia de diferenças em diferenças instrumentado (DDIV). Os resultados indicam que as escolas dos municípios que aderiram ao PCF possuem indicadores de violência escolar mais baixos. Observa-se que a magnitude dos coeficientes é maior nos casos mais brandos de violência e de maior impacto para o 5º ano. Os resultados se mantêm robustos a testes de placebo e a diferentes amostras.

Downloads

Publicado

2025-05-14

Como Citar

DE OLIVEIRA, J. A.; LAZARETTI, L. R.; BECKER , K. L. Programa Criança Feliz: uma avaliação de impacto sobre indicadores de violência escolar. Nova Economia, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 1–39, 2025. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8643. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Números Regulares