Programa Criança Feliz: uma avaliação de impacto sobre indicadores de violência escolar
Resumo
A hipótese deste estudo é de que, ao atuar de maneira integrada com a família, fortalecendo os vínculos familiares, as ações do Programa Criança Feliz (PCF) ajudam a tornar os estudantes menos agressivos e mais pacientes e respeitosos, contribuindo para a redução da violência nas escolas. Assim, o objetivo do trabalho é medir o impacto do PCF sobre indicadores de violência escolar entre as escolas localizadas em municípios que aderiram ao programa para o 5º e o 9º ano do ensino fundamental. Para isso, é implementada a metodologia de diferenças em diferenças instrumentado (DDIV). Os resultados indicam que as escolas dos municípios que aderiram ao PCF possuem indicadores de violência escolar mais baixos. Observa-se que a magnitude dos coeficientes é maior nos casos mais brandos de violência e de maior impacto para o 5º ano. Os resultados se mantêm robustos a testes de placebo e a diferentes amostras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jéssica Antunes de Oliveira, Lauana Rossetto Lazaretti, Kalinca Léia Becker

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

