As outras economias diante das crises múltiplas: tecendo novas relações socioambientais

Autores

Resumo

A conjuntura histórica contemporânea é marcada pela imbricação de crises múltiplas, que demandam respostas plurais, capazes de gerar modos de transformação diversos nos sistemas econômicos que alimentam o quadro
socioambiental crítico dos últimos anos. Parte-se do reconhecimento da diversidade das outras economias – tratado como um termo capaz de abranger a economia popular, a economia solidária, as cooperativas e um amplo conjunto de atividades econômicas situadas fora do domínio tradicional do setor privado e do Estado –, apontando para sua importância na conjuntura histórica atual, passando pelos modos com que suas atividades podem, através da autogestão, fazer avançar as possibilidades de ação diante das crises múltiplas e entrelaçadas. A dimensão ambiental, central no quadro atual, é abordada através da perspectiva do desenvolvimento regenerativo, da ruptura metabólica e dos projetos de decrescimento através do fortalecimento do comum, tendo as outras economias como um eixo estruturante.

Downloads

Publicado

2025-09-15

Como Citar

MAGALHÃES, F. N. C. As outras economias diante das crises múltiplas: tecendo novas relações socioambientais. Nova Economia, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 1–26, 2025. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/8457. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Números Regulares