Duas décadas de pesquisa com os Xakriabá do Norte de Minas: do diagnóstico da economia ao monitoramento da pandemia da Covid-19
Resumo
Este artigo reflete 20 anos de investigações com os Xakriabá, confrontando o início dos anos 2000, quando foi realizada pesquisa de diagnóstico da economia, com as ações de enfrentamento da pandemia de Covid-19, para elaborar diálogos e enfatizar diferenças que tragam indicações para sua continuidade. Para além da referência local, a reflexão desloca as questões em direção a uma concepção ampliada da economia, entendida como gestão do espaço de vida. Tais questões levam a desdobramentos ligados a novas relações entre natureza, espaço de vida e urbanização. A participação dos Xakriabá nos processos de investigação nos dois momentos mostra o avanço do seu protagonismo no controle do seu território, na apropriação das políticas públicas e na interação com parceiros da Universidade. O aprendizado conjunto de pesquisadores e dos Xakriabá – hoje também pesquisadores – fortalece possibilidades e reinvenções de “outras” práticas econômicas, constituindo desafios contemporâneos para pesquisadores, professores e cidadãos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Roberto Luis de Melo Monte-Mor, Ana Maria Rabelo Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).