The university and metropolitan planning: an innovative experience
Palavras-chave:
planejamento metropolitano, universidade, transdisciplinaridade, cidadania e politização.Resumo
A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vem conduzindo uma experiência de planejamento metropolitano em Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, desde 2009, envolvendo um número signifi cativo de professores e alunos. Neste artigo, chamamos a atenção para alguns aspectos inovadores desse amplo processo de planejamento. Ressaltamos as especificidades do processo de planejamento conduzido no âmbito da universidade, em uma tentativa de superar fronteiras disciplinares e acadêmicas. Assim, enfatizamos a dimensão participativa desse processo de planejamento no qual a equipe da UFMG se engajou junto com a sociedade civil. Também descrevemos as propostas que colocam a preocupação ambiental no centro da reestruturação metropolitana e os esforços para materializá-las através da Trama Verde e Azul (TVA). Finalmente, discutimos nosso entendimento do planejamento como processo político situado para além das práticas institucionais, como uma tentativa de garantir voz e visibilidade a diferentes modos de ver e produzir o espaço social metropolitano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).