Os primeiros 80 dias da pandemia da COVID-19 em Belo Horizonte: da contenção à flexibilização
Resumo
Este artigo examina o contexto e as implicações da pandemia por Covid-19 na cidade de Belo Horizonte (BH) nos primeiros 80 dias da doença. Utilizamos um recorte analítico descritivo para mensurar a evolução dos casos, o excesso de óbitos, a taxa de transmissibilidade do vírus e a pressão da doença sobre o sistema de saúde de BH e região, através da taxa de ocupação hospitalar nos leitos públicos. Além disso, identificamos as principais políticas de contenção adotadas pelas autoridades locais, bem como as implicações da redução do distanciamento social. Nossos resultados demonstram que o Sistema Único de Saúde (SUS), bem gerido, é fundamental para o enfrentamento da pandemia e a mitigação de suas consequências para a população. O processo de flexibilização que se inicia tem imposto novos desafios que requererão monitoramento atento das autoridades e da sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Mônica Viegas Andrade, Kenya Noronha, Cássio Maldonado Turra, Gilvan Ramalho Guedes, Fernanda Cimini, Leonardo Costa Ribeiro, Américo Tristão Bernardes, Edson Paulo Domingues, Mirian Martins Ribeiro, Laura de Almeida Botega, Lucas Resende de Carvalho, Daniel Nogueira, Júlia Almeida Calazans, Nayara Abreu Julião, Aline de Souza, Valéria Andrade Silva, Victor Hugo Lima, Jéferson Pereira Andrade, Monique Felix Ferreira, Reinaldo Onofre dos Santos, Jomara Alves da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).