Educação e comportamento tabagista no Brasil: decisão de fumar e intensidade de consumo diário de cigarros
Resumo
Este estudo analisa a relação entre educação e o comportamento tabagista. Os modelos empíricos foram estimados a partir de dados de cidadãos brasileiros participantes da Pesquisa Especial de Tabagismo de 2008. Os modelos estimados foram o probit, seleção amostral e binomial negativo de zeros inflados. Análises empíricas para mulheres e homens foram conduzidas separadamente. Os resultados mostram que níveis de educação mais elevados estão associados com menor probabilidade de fumar e menor intensidade de consumo diário.
Downloads
Publicado
2020-10-04
Como Citar
JUSTUS, M.; SANT’ANNA, E. G.; DAVANZO, E. S.; MOREIRA, G. C. Educação e comportamento tabagista no Brasil: decisão de fumar e intensidade de consumo diário de cigarros. Nova Economia, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 679–700, 2020. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/4950. Acesso em: 30 jun. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Copyright (c) 2020 Marcelo Justus, Elder Generoso Sant'Anna, Eloá Sales Davanzo, Gustavo Carvalho Moreira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).