Educação e comportamento tabagista no Brasil: decisão de fumar e intensidade de consumo diário de cigarros
Resumo
Este estudo analisa a relação entre educação e o comportamento tabagista. Os modelos empíricos foram estimados a partir de dados de cidadãos brasileiros participantes da Pesquisa Especial de Tabagismo de 2008. Os modelos estimados foram o probit, seleção amostral e binomial negativo de zeros inflados. Análises empíricas para mulheres e homens foram conduzidas separadamente. Os resultados mostram que níveis de educação mais elevados estão associados com menor probabilidade de fumar e menor intensidade de consumo diário.
Downloads
Publicado
2020-10-04
Como Citar
JUSTUS, M.; SANT’ANNA, E. G.; DAVANZO, E. S.; MOREIRA, G. C. Educação e comportamento tabagista no Brasil: decisão de fumar e intensidade de consumo diário de cigarros. Nova Economia, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 679–700, 2020. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/4950. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Números Regulares
Licença
Copyright (c) 2020 Marcelo Justus, Elder Generoso Sant'Anna, Eloá Sales Davanzo, Gustavo Carvalho Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).