Disseminação de informações em sistemas socioecológicos: análise de um modelo híbrido de Dinâmica de Sistemas e Modelagem Baseada em Agentes

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de disseminação de informações em sistemas socioecológicos. Foi construído um modelo de simulação computacional híbrido a partir das abordagens de Dinâmica de Sistemas, Modelagem Baseada em Agentes e Análise de Redes Sociais. Foi realizada análise das características e aspectos estruturais das redes sociais do Perímetro de Irrigação Gorutuba, em Minas Gerais. Os resultados indicaram que os agentes centrais se encontram em posições-chave para o fluxo de informação ou em rotas obrigatórias para sua disseminação, o que os permite filtrar, reter ou até mesmo distorcer o conhecimento. Concluiu-se que políticas que visem aperfeiçoar o fluxo de informações para elevar a resiliência de sistemas devem se basear na focalização de agentes líderes.

Biografia do Autor

Rafael Faria de Abreu Campos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Economia Aplicada (2016) pela Universidade Federal de Viçosa (PPGEA/UFV), Bacharel em Ciências Econômicas (2014) pela Universidade Federal de Viçosa (DEE/UFV) e Técnico em Administração de Empresas (2008), com ênfase em Gestão de Negócios, pelo Centro de Educação Tecnológica Gal. Edmundo de Macedo Soares e Silva (CET/Fundação CSN). Atualmente, Doutorando em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (CEDEPLAR/UFMG) e pesquisador do Núcleo de Estudos em Modelagem Econômica e Ambiental Aplicada (NEMEA/CEDEPLAR) e da sub-rede de Economia na Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima). Possui experiência em Modelagem Econômica e Ambiental Aplicada via, principalmente, Modelagem Baseada em Agentes, Dinâmica de Sistemas, Análise de Redes Sociais e Métodos Quantitativos. Área de atuação: Economia dos Recursos Naturais e Ambientais.

Dênis Antônio da Cunha, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Econômicas (2006), Mestrado (2008) e Doutorado (2011) em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Professor Adjunto e Orientador dos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada (PPGEA) e Extensão Rural (PPGER) da Universidade Federal de Viçosa, atuando nas áreas de Teoria Microeconômica, Economia Agrária, Economia dos Recursos Naturais, Economia das Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável. É líder do Grupo de Pesquisa "Economia dos Recursos Naturais e Ambientais", vinculado ao PPGEA/UFV. No período de 2011 a 2012 foi pesquisador do Latin American and Caribbean Environmental Economics Program (LACEEP), Costa Rica; entre 2010 e 2011 foi Professor Assistente da Universidade Federal de Ouro Preto; no ano de 2014 foi Coordenador Científico da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER); entre 2014 e 2016 foi bolsista do Programa Pesquisador Mineiro (FAPEMIG); entre 2014 e 2015 foi bolsista do Programa de Bolsas de Qualidade em Pesquisa de Excelência para Jovens Docentes Pesquisadores (Funarpex/Funarbe-UFV).

Newton Paulo Bueno, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1979), graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1978), mestrado em Economia pela Universidade de São Paulo (1984), doutorado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e pós-doutorado no Workshop in Political Theory and Policy Analysis da Indiana University (2007-2008). Atualmente é professor associado da FUCAPE Business School. É professor titular aposentado da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Geral da Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: nova economia institucional, macroeconomia, teoria da complexidade e dinâmica de sistemas.

Downloads

Publicado

2020-06-10

Como Citar

CAMPOS, R. F. de A.; CUNHA, D. A. da; BUENO, N. P. Disseminação de informações em sistemas socioecológicos: análise de um modelo híbrido de Dinâmica de Sistemas e Modelagem Baseada em Agentes. Nova Economia, [S. l.], v. 30, n. 1, p. 257-286, 2020. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/novaeconomia/article/view/4723. Acesso em: 6 jul. 2020.

Edição

Seção

Números Regulares