Espaço e economia no sistema de Cantillon
Palavras-chave:
Cantillon, localização, espaço, geografia econômica.Resumo
O artigo se propõe a apresentar a geografia econômica do Ensaio sobre a natureza do comércio em geral e a discutir em que medida ela qualifica e/ou se entrelaça ao sistema teórico de Cantillon. As conclusões são de que:
a) na própria apresentação de sua visão de estrutura social, Cantillon efetua uma primeira aproximação à noção de redes urbanas, hierarquizadas conforme decisões econômicas e não-econômicas dos proprietários;
b) os custos de transporte são um elemento central da teoria da circulação monetária e do modelo de formação de preços;
c) os custos de transporte qualificam o modelo de equilíbrio do balanço de pagamentos. Não obstante as concepções avançadas de processo de mercado e de circulação monetária no sistema de Cantillon, a análise locacional é muitas vezes limitada pela concepção agrícola e naturalista de economia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autore[a]s que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autore[a]s mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autore[a]s têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).